Economia

57233

Tempo de espera por perícia médica do INSS quadruplica em dois anos

Segundo a Previdência, hoje existem cerca de 762 mil agendamentos de perícia médica pendentes.

NACIONAL - O tempo médio de espera por uma perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) praticamente quadruplicou em dois anos: saltou de 17 dias, em janeiro de 2020, para 66 dias, atualmente.

O governo federal diz que esse amento é consequência direta da pandemia, que provocou o fechamento de agências da Previdência Social. Segundo a Previdência, hoje existem cerca de 762 mil agendamentos de perícia médica pendentes.
 
A perícia feita por um médico do Instituto é uma das etapas necessárias para a liberação de determinados benefícios. Na tentativa de reduzir a fila, o governo federal editou uma Medida Provisória com algumas mudanças, como a dispensa da emissão de parecer conclusivo da perícia médica do INSS para requerimentos de auxílio por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença.
 
A MP também estabelece que trabalhadores de empresas que têm médico do trabalho, do quadro ou terceirizado, podem receber o benefício sem passar pela perícia presencial do INSS para afastamento de até 90 dias.
 
Outra medida é o pagamento extra de 61 reais para cada perícia que for feita além da meta estipulada pelo órgão.
 
Vale lembrar que os peritos médicos do INSS estão em greve e, aproximadamente, metade dos cerca 3 mil e 500 médicos aderiu ao movimento, que tem reivindicações trabalhistas.
 
 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole