Economia
67978Governo libera consulta ao abono do PIS/Pasep hoje
Primeiro lote será liberado no dia 16 e atende 25,4 milhões de trabalhadores nascidos em janeiro
NACIONAL - Trabalhadores já podem consultar, a partir desta quinta-feira (5), se têm direito ao abono salarial de 2026, referente ao ano-base 2024. Segundo o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), cerca de 25,4 milhões de pessoas poderão receber o benefício, que soma R$ 32,3 bilhões em pagamentos ao longo do calendário.
A consulta pode ser feita pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal Gov.br. Na plataforma, o trabalhador consegue verificar se tem direito ao benefício, o valor a receber, o banco responsável pelo pagamento e a data prevista para o depósito.
O primeiro lote do abono será liberado no dia 16 de fevereiro, com pagamento de R$ 2,5 bilhões. Nessa etapa, serão contemplados trabalhadores nascidos em janeiro. Entre os beneficiados, 1,8 milhão são da iniciativa privada, com pagamento do PIS feito pela Caixa Econômica Federal, e 217,2 mil são servidores públicos, vinculados ao Pasep, com crédito pelo Banco do Brasil.
Veja o calendário ao lado.
Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;





