Economia

54525

Governo cria programa para substituir Bolsa Família

O governo não informou a fonte de recursos para pagar o novo programa, chamado Auxílio Brasil, nem o valor exato do novo benefício.

NACIONAL - O presidente Jair Bolsonaro entregou, na manhã desta segunda-feira (9), ao Congresso Nacional a medida provisória que cria o Auxílio Brasil. É o programa que vai substituir o Bolsa Família, criado na gestão do presidente Lula há 18 anos, em outubro de 2003. O texto da MP não foi divulgado.

O Palácio do Planalto não anunciou o valor exato do novo benefício nem a fonte de recursos para o pagamento. Mas, ao anunciar a mudança de nome do Bolsa Família, o presidente Jair Bolsonaro disse que o aumento vai ser de 50%.
 
“Sabemos que a pandemia trouxe uma inflação nos alimentos para o mundo todo. Então, não podemos deixar desassistidos exatamente os mais vulneráveis. Então, já decidido por nós uma proposta mínima de 50% para o Bolsa Família, que agora chama-se Auxílio Brasil”, disse.
 
O Bolsa Família paga um benefício médio de R$ 189 a 14,6 milhões de famílias. No governo Bolsonaro, esse valor nunca foi reajustado. A inflação medida pelo IPC-A desde o último reajuste até junho deste ano foi de 15,8%.
 
O Palácio do Planalto também encaminhou ao Congresso uma Proposta de Emenda à Constituição que propõe o parcelamento dos precatórios acima de R$ 66 milhões. Os precatórios são dívidas que a União tem com pessoas e empresas e que são reconhecidas pela Justiça. O ministro da Cidadania, João Roma, afirmou que adiar o pagamento vai ajudar a efetivar o novo programa social.
 
A medida provisória tem efeito imediato, mas precisa ser aprovada pelo Congresso em 120 dias para não perder a validade. O governo afirma que o valor começará a ser pago em novembro, com o fim do auxílio emergencial.
 
A medida provisória tem efeito imediato, mas precisa ser aprovada pelo Congresso em 120 dias para não perder a validade. O governo afirma que o valor começará a ser pago em novembro, com o fim do auxílio emergencial.
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole