- Atualizado em 11:13

Economia

66589

Febraban emite alerta sobre golpes na semana dos namorados

Especialistas recomendam desconfiar de ofertas irresistíveis, checar a reputação das empresas

No Brasil, o comércio aquece nesta data especial, mas os golpes virtuais também aumentam.

A Febraban alerta para fraudes que usam sites falsos, promoções enganosas e redes sociais para enganar consumidores.

Entre os golpes mais comuns estão perfis falsos nas redes sociais, lojas fictícias e promoções com preços baixos demais.

Há também criminosos que se passam por pretendentes românticos para conquistar vítimas e pedir dinheiro.

Outro esquema envolve falsas centrais de atendimento, maquininhas adulteradas e cobranças de taxas inexistentes na entrega de supostos presentes.

Para evitar golpes, especialistas recomendam desconfiar de ofertas irresistíveis, checar a reputação das empresas e evitar transferências para desconhecidos.

No comércio físico, é essencial conferir valores antes de digitar senhas e sempre pedir comprovantes de compra.

Caso seja vítima, autoridades orientam a registrar boletim de ocorrência e comunicar banco e operadora do cartão.

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole