Economia
67706Energisa lança campanha de prevenção a acidentes contra postes no fim de ano
Com o fim do ano, Energisa prevê possibilidade de aumento de acidentes
REGIONAL - Os acidentes de trânsito envolvendo postes de energia afetam diretamente o fornecimento de eletricidade. Isso faz com que milhares de consumidores sem energia.
E os impactos vão além dos transtornos imediatos. O reparo da rede elétrica após esse tipo de acidente pode custar caro.
A técnica em Segurança do Trabalho da Energisa, Cintia Gomes de Moura, reforçou sobre os cuidados preventivos nesses dias de maior fluxo de veículos nas ruas e estradas da região. O risco de choque elétrico é grande, em casos de rompimento dos cabos de energia.
“Por isso, em caso de acidentes com poste, a orientação é que os ocupantes do veículo permaneçam dentro dele, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que irá realizar os procedimentos com a máxima segurança”, orientou Cintia.
Impacto no sistema elétrico
De acordo com a concessionária, o impacto no sistema elétrico poderia ser ainda maior, principalmente quando o acidente provoca danos a mais de um poste, rompe cabos e compromete o funcionamento da rede elétrica.
Esses casos mais complexos prolongam o transtorno aos clientes afetados, já que a implantação de um novo poste pode levar de três a quatro horas, ou até mais.
Essa mobilização tem um custo alto, além do tempo de reparo na rede.
Todos os anos, cerca de R$ 1,4 milhão são destinados a consertos provocados por batidas contra a rede elétrica em sua área de concessão. Só a região de Prudente responde por aproximadamente 40% desses gastos, conforme levantamento da Energisa Sul-Sudeste publicado este ano.
Serviço
Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, a comunidade deve contatar a concessionária pelos canais de atendimento:
- Aplicativo para celular Energisa On
- Site www.energisa.com.br
- Gisa (assistente virtual do WhatsApp): www.gisa.energisa.com.br
- Call Center - 0800 70 10 326
Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;





