Economia
67916Detran-SP deixa de exigir prova de baliza em exame para motoristas
Mudança deve baratear custo para alunos tirarem CNH
ESTADUAL - O fim da prova de baliza e a redução dos custos para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) começaram a sair do papel no Brasil.
As alterações fazem parte de uma reformulação mais ampla do processo de habilitação, que busca simplificar etapas, digitalizar procedimentos e concentrar a avaliação do candidato em situações reais de circulação no trânsito.
Entre as mudanças já colocadas em prática estão a retirada definitiva da baliza, o fim de exercícios como rampa e meia embreagem em alguns casos, a adoção de um sistema de pontuação por infrações e a flexibilização para uso de veículos com câmbio automático ou particulares durante o exame.
Agora, a prova prática passou a se concentrar no trajeto, avaliando conversões, uso de sinalização, paradas obrigatórias e condução segura, deixando de lado manobras pouco representativas da dinâmica real do trânsito.
Em alguns casos, também houve redução de taxas e liberação para realização de aulas e exames fora do modelo tradicional das autoescolas.
A medida faz parte de um pacote de mudanças nas regras para CNH feito pelo Ministério dos Transportes.
Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;





