- Atualizado em 12:05

Economia

55085

Bancos poderão bloquear Pix por 72 horas se houver suspeita de fraude

Bloqueio preventivo trará mais tempo para análise aumentando, assim, a chance de recuperação dos recursos por vítimas de algum crime ou extorsão.

NACIONAL - Após aumento no número de crimes em que o Pix é utilizado para tirar dinheiro da vítima, o Banco Central reagiu e publicou hoje uma nova resolução com medidas que visam conferir mais segurança às transações realizadas por esse meio de pagamento, e que devem entrar em vigor no dia 16 de novembro. Entre elas está a possibilidade dos bancos bloquearem recursos de clientes por até 72 horas se houver suspeita de fraude de Pix.

O Pix é um novo meio de pagamentos criado pelo Banco Central, que permite transferir valores, receber e fazer pagamentos, em transações com menos de 10 segundos, que podem ser realizadas a qualquer hora do dia, inclusive feriados e finais de semana.

Segundo o BC, o bloqueio dos recursos temporário irá permitir que a instituição financeira faça uma análise aprofundada para identificar se ocorreu fraude ou não. Ainda de acordo com o Banco Central, dessa maneira aumenta a possibilidade de recuperação do dinheiro se de fato se tratar de golpe. A resolução explicita que quando os bancos realizarem o bloqueio, o usuário deverá ser comunicado imediatamente.
 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole