Economia
5847Alta do algodão não deve afetar comércio
Aumento chega a 110% no ano, mas os comerciantes compram com antecedência o estoque de roupas para o fim do ano
BAURU - O preço do algodão teve, em 2010, sua maior alta nos últimos 14 anos. De acordo com pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o aumento já chega a 110%. A boa notícia para quem não abre mão de comprar roupas novas para as festas de final de ano vem do presidente da Associação das Empresas do Calçadão (AEC) de Bauru, Luiz Otaviano Machado. Segundo ele, essa alta não deve afetar diretamente os consumidores ainda neste ano.
“Os fornecedores já nos avisaram de que vai haver um aumento, mas nós não sabemos ainda de quanto. Esse repasse não deve influenciar nas compras de final de ano já que os lojistas fazem suas encomendas para o período de festas ainda no meio do ano. Esse estoque é vendido no fim do ano. Se ele deixar para comprar em cima da hora, corre o risco de não chegar a mercadoria, por exemplo”.
Segundo dados do Cepea, ligado à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), o preço da libra/peso do algodão - medida referente a 456 gramas - chegou a R$ 2,8567 neste mês. A expectativa da Associação Brasileira de Indústria Têxtil (Abit) é de que artigos de vestuário como o jeans, que têm como matéria-prima o algodão, fiquem até 30% mais caros.
Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;





