- Atualizado em 14:19

Destaque

55611

Polícia encontra mil búfalos vítimas de maus-tratos em Brotas

Dono chegou a ser preso, mas foi solto após pagar fiança.

BROTAS - Mais de mil búfalos foram encontrados em situação de maus-tratos numa grande propriedade rural de Brotas, no interior de São Paulo. Os animais estavam sem água, comida, em valas e áreas de brejo. Segundo a polícia ambiental, aparentemente, a manada foi deixada para morrer com o objetivo de que futuramente a área se torne uma plantação de soja.

O fazendeiro responsável pelos bovinos chegou a ser multado em mais de R$ 2 milhões e preso, mas após pagar fiança de R$ 10 mil, foi solto. Ele é um psicanalista e atua na capital paulista. Os agentes policiais investigam para entender por que os animais foram abandonados, e não vendidos, já que são valiosos.

Ativistas ambientais entraram na Justiça pela tutela dos animais e para garantir um resgate e um manejo seguro. O caso foi descoberto no início deste mês.

“Tinha animal agonizando dentro de valas, animal de ponta cabeça no riacho, atolado, bebê e mãe mortos um ao lado do outro. Nunca vi uma coisa dessa, nessa quantidade. Eu não consegui entender, ainda, porque ele (o proprietário) não encaminhou esses animais para algum lugar de proteção”, conta Patrícia Varela da ONG Santuário Vale da Rainha.

Com a soltura, o fazendeiro começou a travar uma disputa com os ativistas pela tutela dos búfalos e a situação chegou a um ponto de tensão neste sábado (20/11). Ele retornou para a propriedade e ordenou, embasado numa decisão liminar da Justiça, que parte dos voluntários deixassem a fazenda.

Anne 178 (destaque) - 22/11/2021

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole