- Atualizado em 25/11/2020 05:54

Destaque

52058

Mulher reclama do atendimento do INSS em Osvaldo Cruz

"Até na Delegacia de Polícia Civil eles deixam entrar e aqui não", protestou Fernanda Valenciano

OSVALDO CRUZ - A psicopedagoga e professora, Fernanda Valenciano, procurou o Portal Ocnet hoje (24) para se queixar do atendimento da agência do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) de Osvaldo Cruz. Ela afirma que sua mãe precisava de agendamento de uma perícia e não conseguiu marcar o procedimento pelos canais virtuais do órgão e resolveu procurar pessoalmente o instituto na cidade e não conseguiu entrar no prédio. Por isso protestou.

"Estou aqui na porta e todas as pessoas que chegam eles [referindo-se aos servidores do INSS] não deixam entrar, trancam a porta com chave. Só os funcionários ficam lá dentro. As cadeiras estão vazias. Como é zona amarela referindo-se ao perdíodo do Plano São Paulo na qual Osvaldo Cruz está classificado], existe um número de assentos que podem ser ocupados. Porém, não foi permitida a entrada do público. Até na Delegacia de Polícia Civil eles deixam entrar e aqui não. É um absurdo", protestou.

A cidadã explicou em áudio que os funcionários saem até a rua com os documentos das pessoas que precisam do INSS. Ao ser indagado sobre a aferição de temperatura, um funcionário da Previdência disse que sim, eles possuem o aparelho próprio, porém não foi medida a temperatura de nenhuma pessoa, segundo Fernanda.

"Procurei a Polícia e fui informada que desconhecem qualquer decisão judicial liminar que impeça as pessoas de entrarem na agência. A cidade estando em zona amarela os moradores podem sim entrar no prédio para serem atendidos", na opinião de Fernanda.

Gerente a atendeu

A professora seguiu reclamando que, para ser atendida, precisou chamar o gerente da unidade. "Ainda assim, apenas na calçada tive meu problema resolvido", finalizou.

INSS só atende mediante agendamento prévio

Em seu site, o INSS informa que mantém os atendimentos presenciais em suas agências em tempos de pandemia apenas por agendamento. 

O INSS informa que as pessoas podem buscar informações, pedir benefícios e agendar serviços sempre pelo site do órgão na área Meu INSS, também disponível como aplicativo para celular, ou, ainda, por meio do telefone 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h.

Por telefone o gerente da unidade afirmou que houve atendimento à reclamante e agendamento de perícia à mãe de Fernanda para a unidade de Adamantina.

Nota da gerência do INSS de Osvaldo Cruz (íntegra)

"A Agência do INSS de Osvaldo Cruz vem informar que está cumprindo o protocolo de reabertura das agências da Previdência Social, tendo em vista a pandemia de coronavírus que estamos enfrentando.

A agência local reafirma que atende serviços presenciais, previamente agendados, tais quais: cumprimento de exigência, avaliação social, justificação administrativa e atendimentos relacionados ao monitoramento operacional de benefícios.

O INSS disponibiliza site (meu.inss.gov.br), aplicativo (MeuINSS) e a central 135 para requerimentos relacionados a benefícios previdenciários, sem a necessidade de comparecimentos do segurado à agência da Previdência Social. Contudo, notamos que algumas pessoas encontram dificuldades em requerer serviços ou, por vezes, necessitam de orientações para tanto.

Dessa forma, comparecem espontaneamente  à agência, onde prestamos as devidas orientações, porém sem permitir a entrada, para evitar riscos de contaminações, seguindo o protocolo previsto.

O INSS, como órgão público, existe para servir o cidadão, buscando soluções para os inúmeros desafios que decorrem de sua atividade, principalmente nesse momento delicado que passamos, onde não podemos por em risco o bem maior, que é a vida."

Assina a Nota o Gerente da Agência da Previdência Social em Osvaldo Cruz, Maurício Ferreira Petroni.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole