Destaque

50985

Campanha de vacinação contra Sarampo começa na próxima segunda-feira

A campanha vai até o dia 31

OSVALDO CRUZ - A Secretaria Municipal de Saúde anuncia que começa na próxima segunda-feira, 20, a Campanha de Vacinação Contra o Sarampo.  A ação tem o objetivo a atualização das cadernetas de vacinação de crianças de 6 meses até adultos de 29 anos. 
 
O público desta faixa etária deve procurar o posto de vacinação e só serão imunizadas as pessoas que não estiverem em dia com a caderneta.  Já para a população de 30 a 49 anos, independente se já foi vacinada ou não, receberá nova dose de reforço da vacina, mesmo tendo recebido doses anteriores. 
 
O problema com o sarampo na Venezuela, país vizinho ao Brasil, desencadeou uma preocupação nacional, gerando a necessidade de atualizar as vacinas da população brasileira. 
 
Em 2019, houve no Brasil um surto de sarampo, doença que ficou por vários anos sem casos no país. Dando início à campanha de vacinação que se estendeu até o começo do ano. 
 
Por conta da pandemia do novo Corona vírus, a campanha teve uma pausa, mas já será iniciada novamente. 
 
A enfermeira da vigilância epidemiológica, Camila Rodrigues da Silva, deu a reportagem algumas recomendações: 
 
“Mesmo com o surto do novo Corona Vírus, não podemos esquecer das outras doenças e continuar o trabalho de prevenção”, disse a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica local, Camila Silva.
 
“Lembrando da questão de todo o cuidado, do uso de máscaras, de higienização e da aglomeração de pessoas. Todo esse cuidado está sendo orientado as unidades de vacinação.  Procure ir em horários de menos aglomeração, de forma organizada para que todos possam receber sua imunização”, recomentou Camila.
 
A população poderá ser atendida nos postos do município, que são o Centro de Pediatria e os PSF’s Vale do Sol, Álvaro Campoy e São José. 
 
Nestas unidades serão disponíveis as doses da vacina. "É importante procurar o posto de vacinação munido da carteirinha, nos horários de funcionamento de segunda à sexta", afirmou Camila Silva. 
 
 
A vacina contra o Sarampo não há contraindicação, porém procure não se vacinar caso estiver em estado febril, como recomendação geral para todos os tipos de vacina. 
 
Durante a triagem, os funcionários realizarão algumas questões a fim de saber se a pessoa está apta ou não à vacinação.
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole