- Atualizado em 11:55

Covid-19

54886

Governo de SP irá vacinar com Pfizer quem tem 2ª dose da AstraZeneca atrasada

A falta do imunizante ocorre desde o início da semana e o governo de SP diz que o governo federal não entregou 1 milhão de doses.

SÃO PAULO - O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (10) à noite que irá vacinar com Pfizer quem estiver com a segunda dose da Astrazeneca atrasada. Só a cidade de São Paulo tem cerca de 200 mil pessoas com a imunização atrasada pela falta de imunizante nos postos de saúde.

Poderá se vacinar quem estiver com a dose de Astrazeneca vencida entre os dias 1 e 15 de setembro. A vacinação deve ocorrer a partir da próxima semana.

Durante o final de semana, o governo de São Paulo afirmou que vai entregar aos municípios 400 mil doses de Pfizer extras que chegaram nos últimos dias ao estado e serão remanejadas para a aplicação desta segunda dose. Os municípios também poderão aplicar vacinas da Pfizer que eventualmente tiverem em seu estoque.

A intercambialidade das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca foi chancelada pelo Comitê Científico do Governo do estado e pelo Programa Estadual de Imunizção, que embasaram a decisão em estudos da Organização Mundial de Saúde e orientações do próprio Ministério da Saúde. A decisão também foi aprovada em deliberação bipartite com o Conselho dos Secretario Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems).

Também nesta sexta, o governador João Doria (PSDB) afirmou que que vai entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) caso não receba cerca de 1 milhão de doses da AstraZeneca que, segundo ele, estão em atraso e seriam destinadas para a aplicação da segunda dose no estado de São Paulo.

"O Ministério deve, sim, um milhão de doses da AstraZeneca e, se não der por aquilo que representa a proporcionalidade de São Paulo e seus 645 municípios, dará por determinação do STF, porque se nós não recebermos a vacina até a próxima terça-feira, como é a promessa do Ministério da Saúde, nós ingressaremos com outra medida no Supremo", afirmou.

Doria também disse que o governo do estado já enviou dois ofícios ao governo federal, até quinta-feira (9), cobrando o envio da vacina que deveria ter sido repassado ao Plano Nacional de Imunização (PNI), mas não obteve resposta.

A falta do imunizante impede que a população complete o ciclo vacinal contra a Covid-19. O problema ocorre desde o início da semana, e gerou um novo impasse entre as gestões estadual, municipal e o Ministério da Saúde.

Tanto governo do estado como a prefeitura da capital paulista acusam o governo federal de alterar cronograma de envio, atrasar repasse de lotes e provocar desabastecimento dos postos, principalmente na cidade de São Paulo.

Já o Ministério da Saúde afirma que "não deve segunda dose de vacina Covid-19 da AstraZeneca ao estado de São Paulo". Segundo o governo federal, o desabastecimento teria ocorrido porque o estado utilizou parte do imunizante destinado à segunda dose em aplicações de primeira dose.

"Dados inseridos por São Paulo no LocalizaSUS mostram que o estado utilizou como primeira dose vacinas destinadas à dose dois. O estado aplicou 13,99 milhões de dose 1 e 6,67 milhões de dose 2."

Castilho 694 (covid-19) - 13/09/2021

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole