- Atualizado em 15:19

Covid-19

56930

Anvisa aprova uso emergencial do medicamento Paxlovid para tratamento da Covid-19

Produzido pela Pfizer, remédio reduz em 89% o risco de internação e morte em decorrência da doença.

NACIONAL - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (30) o uso emergencial do medicamento Paxlovid para Covid-19.

A agência recebeu o pedido de uso do antiviral fabricado pela Pfizer no dia 15 de fevereiro mas somente agora a decisão de liberação foi tomada, durante reunião da Diretoria Colegiada do órgão.   

Diversos órgãos de saúde internacionais já haviam aprovado o uso do medicamento (que não substitui a vacina  contra a Covid) desde o ano passado, como a FDA, agência reguladora de medicamentos dos EUA, e as agências regulatórias do Reino Unido e da União Europeia.

Segundo especialistas ouvidos pelo g1, a incorporação de medicamentos de ponta contra a Covid no sistema público de saúde, como esse da Pfizer, é importante porque esses remédios possuem uma alta eficácia em prevenir hospitalizações pela doença e são "um elemento fundamental", junto com as vacinas, na redução da morbimortalidade pela Covid.

Nesta quarta, durante um evento em Brasília, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que um dos pontos determinantes para que seja decretado o fim da "emergência em saúde pública" no Brasil é justamente o acesso a medicamentos eficazes contra a Covid-19 na fase inicial.

Casa Avenida 767 (covid-19) - 31/03/2022

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole