Blog do Giu
67795Prestadores de Serviços têm dificuldades na emissão de nota fiscal após início da Reforma Fiscal
Prefeitura informa que complicação está no sistema federal
NACIONAL - O ano começou com dificuldades para empresas emitirem notas fiscais de serviço após as mudanças da reforma tributária.
Desde 1º de janeiro de 2026, a emissão da nota fiscal de serviço eletrônica no padrão nacional passou a ser obrigatória em grande parte dos municípios e é parte da transição para o novo sistema tributário.
Contadores, prestadores de serviços e empresários relatam instabilidade e lentidão no sistema nacional de emissão de notas fiscais.
Usuários enfrentam erros de acesso, falhas de cadastro e dificuldades para concluir o processo pelo portal federal.
A Receita Federal reconheceu a instabilidade atribuída ao alto volume de acessos, mas afirma que hoje não há impedimento para emissão de notas no sistema nacional.
Prefeituras que ainda não completaram a integração com o modelo nacional também têm gerado obstáculos à emissão, e contribuintes estão sendo orientados a procurar as secretarias de finanças municipais para resolver pendências.
O novo modelo faz parte da implementação prática da reforma tributária, que padroniza os documentos fiscais para integrar os tributos que começam a ser testados neste ano.
Nota da Prefeitura
A Prefeitura de Osvaldo Cruz, por meio de seu Setor de Fiscalização, informa à população e aos contribuintes sobre as dificuldades registradas pelo público no sistema de emissão de notas fiscais de prestação de serviços.
Conforme verificado, a partir do dia 1º de janeiro de 2026, a adesão massiva de municípios ao sistema federal de emissão de notas sobrecarregou a plataforma da Receita Federal, resultando em lentidão e instabilidade no acesso.
A Administração Municipal esclarece que o problema não é de responsabilidade do município, mas sim uma falha técnica momentânea no sistema federal.
A equipe da Fiscalização já entrou em contato com contadores e alguns contribuintes para comunicar a situação e prestar os devidos esclarecimentos.
Recomenda-se que os contribuintes aguardem a normalização do sistema pela Receita Federal. Novas atualizações serão comunicadas oportunamente."
Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;





