Blog do Giu

34045

Morre o pioneiro Roldão Gomes de Moura, aos 75 anos, um dos fundadores de Rotativa no Ar

Empresário atuava no setor gráfico em Guarulhos

E morreu em São Paulo o escritor e empresário, Roldão Gomes de Moura, aos 75 anos de idade.

Osvaldocruzense de coração, Roldão era diretor-presidente da empresa gráfica Gomacol.

Roldão era filho de um casal vindo de Vila Velha no Espírito Santo, e nasceu em Bastos.

Passados alguns anos, a família se mudou para Sagres e seguiu depois para Osvaldo Cruz.

Foi aqui que Roldão se dedicou aos estudos e apaixonou-se pela comunicação.

Graças a sua amizade com o amigo Antônio Carlos Siqueira, cujo pai era dono de uma estação de rádio-amador, Roldão se dedicou anos depois como comunicador.

Osvaldo Cruz tinha na época um serviço de alto-falantes Faraó, do pioneiro radiodifusor, Belmiro Borini.

Mas não demorou que o próprio serviço de alto falantes, fosse substituído por uma emissora de rádio, a Rádio Clube de Osvaldo Cruz.

Foi nesta oportunidade que Roldão Gomes se tornou radialista e um dos pioneiros do programa Rotativa no Ar, o jornal falado mais antigo em permanência do rádiojornalismo brasileiro com 69 anos de existência ao lado de Roque de Rosa e Belmiro Borini.

Por vários anos atuou na Rádio Clube. Aqui  foi discotecário, técnico de som, locutor, apresentador de programas, desde os sertanejos até no jornalismo, ao lado de pioneiros como Roque de Rosa, Romildo Martins, Gastão Miranda, todos sob a direção de Belmiro Borini.

Roldão Gomes sempre foi um eterno lutador e almejava vôos mais altos pela vida e saiu do rádio para trabalhar no Banco da Bahia.

Entrou para uma pequena empresa, como auxiliar de escritório, deixando-a, anos após, já na condição de gerente geral. Quando a firma já estava no auge do ramo de fitas adesivas até fundar a própria empresa a Gomacol, fixado em Guarulhos na Grande São Paulo.

Seu lado cultural, social, comunicativo, comunitário, merece especial destaque e ser exaltado e publicou vários livros, foi incentivador  do cinema e atuou também em movimentos da Igreja Católica.

Foi agraciado com o título de Comendador e marcou sua vida pela divulgação que deu a Osvaldo Cruz, quando recebeu da Câmara Municipal o título de CIDADÃO OSVALDOCRUZENSE, por indicação da Vereadora e Professora Anita Alcoba Montialli.

Roldão Gomes de Moura, aos 75 anos de idade, deixa esposa e filhos, netos e bisnetos. Seu sepultamento ocorreu na manhã de hoje (6) em Guarulhos.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole