Blog do Giu

31316

Juca e sua indicação que limita acesso da imprensa ao plenário da Câmara

Vereador redigiu mal sua proposta e pode parecer censura

O Brasil, graças a Deus, não tem mais censura deste 1988. A Constituição Federal proíbe qualquer forma de tolher o trabalho da imprensa sob qualquer aspecto.

O vereador Gérson Credendio (PTB) propôs na sessão ordinária de segunda-feira agora (22) a indicação 209/15 onde pede ao presidente da Câmara, Adilson Ballardini (PV), que coloque uma placa no plenário onde sinalize que o acesso ao local onde ocorre as sessões seja restrito apenas aos vereadores.

O legislador justifica o pedido ao mencionar que pessoas ficam transitando no recinto de espectadores e com manifestações quando os vereadores se manifestam. Alguns são mais ousados e entram no plenário e ficam tirando fotos e publicando em redes sociais para expor os vereadores "a ridículo". Quer o vereador que "repórteres" fiquem do lado de fora do plenário, como qualquer cidadão.

Justifica Gérson Credendio que a circulação de populares durante os trabalhos dos vereadores é justificado porque os "repórteres" precisam ir ao "mictório" (segundo a indicação, popularmente conhecido como banheiro ou sanitário).

A indicação do vereador Juca é mais um capítulo das estapafúrdias medidas que alguns vereadores fazem, mas nem sempre são publicadas.

Por si só o problema não é a colocação ou não de uma placa, mas sim fazer cumprir o respeito mútuo que deve reinar em qualquer repartição pública. E aí o problema é do presidente da Câmara, Adilson Ballardini e de mais ninguém.

Mesmo com redação mal feita, a intenção do vereador Credendio se refere a colocar ordem na casa, nada mais. Se há pessoas estranhas ao trabalho dos vereadores circulando no local reservado aos vereadores, o presidente Ballardini tem a obrigação de impedir a prática. Isso está no regimento da Câmara, inclusive com poder de polícia. Só há abuso ou desrespeito quando há permissividade.

O que não é permitido, entretanto, é tolher o cidadão de estar no plenário da Câmara, que inclui a área reservada aos vereadores, mas também à população. O vereador foi infeliz.

Em 2015 não há mais espaço para pedidos como esse. A censura já é assunto da história e merece ser estudada para que ela não volte jamais. Juca foi infeliz.

De regra, pelo que conheço, a imprensa de Osvaldo Cruz nunca foi desrespeitosa com a Câmara Municipal. Se há distorções, uma simples orientação da presidência da Câmara vai resolver. Não precisa de placa nenhuma. Não precisava desse desgaste né Juca.

Leia ao lado o teor da indicação do vereador e deixe sua opinião no espaço abaixo dos comentários.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários

Henderson Bariani

24/09/2015 às 14h07


Nem vou dizer que o sr. vereador Juca deveria se preocupar mais em aprender a escrever direito do que a criar picuinha na Camara Municipal. Eu prefiro tocar em outro ponto: muitas pessoas criticam acidamente o trabalho dos senhores vereadores pelas redes sociais. E o vereador Juca quer tolher isso, ao invés de tentar entender porque as pessoas tem essa imagem negativa - merecida, na minha opinião - do trabalho dos vereadores. É o caso clássico de matar o mensageiro que trás más notícias ao invés de tentar entender porque a Camara tem uma imagem tão ruim. Falta de divulgação do trabalho dos vereadores ? Ou falta de trabalho mesmo ? É esse o ponto que o Juca e os outros doze vereadores deveriam se prender, na minha modesta opinião. 

Valdemir Anselmo

24/09/2015 às 16h56


Eu acredito que deve ser algo pessoal com algumas pessoas. Pois todas as vezes que entramos no Plenário para fotografar algum coisa, só entramos com a permissão do Senhor Presidente da Câmara Adilson Balardini. E quanto as manifestações de falarmos na platéia é simples, pois só comentamos algo que favorecem alguns vereadores que por exemplo desconhece nomes de ruas, fatos etc da sua própria cidade que representa e no caso somos a voz da consciência de alguns vereadores que por sua vez acatam o que falamos na platéia e expressam nos microfones da casa. Então eu vejo que a platéia é útil sim para alguns vereadores que desconhece fatos de nossa cidade que nós povo "baderneiros" como fomos chamados conhecemos e já fomos até elogiados nas sessões por auxiliar alguns vereadores. Mas tudo isto é simples também viu, caso não queira ser citado nas redes sociais e jornais, faça as coisas corretas.

luciano mangile

24/09/2015 às 19h46


Isso que da eleger (politicos) velhos com pensamentos antigos...que que esse cara ta querendo vai fazer algo de interesse da população que ajude nao que atrapalhe.

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole