Blog do Giu

16722

Imbróglio jurídico na eleição de Osvaldo Cruz

Situação de Valtinho é incerta e Homero insiste em tapetão

A eleição para prefeito em Osvaldo Cruz virou um imbróglio jurídico. Com mais de 72% dos votos válidos, o candidato do PSDB e atual prefeito, Valter Luiz Martins, conseguiu 12.596 votos contra 4.787 de Homero Massarente (PMDB), menos de 28%.

 

A questão é: Valtinho tem a candidatura ainda pendente de liberação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) porque a oposição insiste que ele não pode ser candidato devido à rejeição de contas da prefeitura ainda em outro mandato de Martins, em 2004.

 

A confusão foi armada a partir da decisão do Tribunal Regional Eleitoral em São Paulo (TRE-SP) por maioria de votos (4 x 2), mesmo a Justiça Eleitoral de Osvaldo Cruz e o próprio Ministério Público local não terem entendido haver impedimento para que Valtinho fosse candidato. Ou seja, o pedido de impugnação é uma estratégia da oposição para tentar uma última cartada: o tapetão.

 

A insistência da oposiçõ em impugnar Valtinho, em que pese ele correr atrás do que entende ser de direito, caiu como moralmente ilegítimo diante do resultado nas urnas. Isto porque quase 73% dos eleitores optaram por Valtinho e não por Homero.

 

A saída mais honrosa e respeitosa ao povo seria a oposição desistir da ação de impugnação. Isto porque, sob o aspecto democrático, o cidadão osvaldocruzense disse NÃO a Homero.

 

Eventualmente em uma nova eleição, como o candidato da oposição espera se apresentar como postulante ao cargo com tamanha rejeição que foi traduzida nos votos dados a Valtinho e não a ele?

 

Até porque, caso o TSE barre Valtinho, será necessária nova eleição. Aí fica a pergunta: com tamanha demonstração popular, Homero se qualifica como um candidato viável? Os números dizem que não.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários

jose

09/10/2012 às 15h24

O Massarente, ainda nao se mancou.

Luiz Sérgio Mazzoni Filho

09/10/2012 às 19h10

Amigo Giu e leitores deste blog: O resultado havido em 07 de outubro somente refletiu a aprovação do eleitorado ao trabalho realizado pelo Valtinho nestes últimos anos e em todos os governos dos quais participou. O que se viu foi o reflexo, não da campanha do tostão contra a do milhão como o derrotado tentou fazer a população acreditar. O que houve, realmente, foi a vitória do bom trabalho, da competência, da estratégia, da dignidade e sobretudo do respeito à população de Osvaldo Cruz, em detrimento de uma campanha de ataques, de ofensas, de inverdades, de abusos e de menosprezo à inteligência do eleitor. Foi a vitória de uma equipe de pessoas honradas, trabalhadoras e capitaneadas por um candidato moralmente impoluto, em detrimento de uma equipe despreparada e tal fato se fez refletir nas votações de prefeito e mesmo de vereadores, pois a equipe perdedora ficou muito aquém em todos os quesitos. Agora, o que se vê é realmente a corrida desesperada para tentar, no TAPETÃO, fazer a população "engolir" justamente aquilo que ela "cuspiu" para fora por meio de seu voto. Assemelha-se à birra de uma criança que cai ao chão e chora querendo seu brinquedinho desejado. É o desespero de uma pessoa e de seus asseclas políticos que, em total e completo desrespeito à vontade popular, manifestada por meio do voto, tentam de forma desesperada alcançar suas metas, pouco se importando com o respeito ao voto, à democracia ou à vontade da massacrante maioria dos eleitores de nossa cidade. Ficam as perguntas: A POPULAÇÃO IRÁ, UM DIA, RESPEITAR UMA PESSOA QUE AGE EXCLUSIVAMENTE PARA OS SEUS FINS, SEM SE PREOCUPAR COM OS MEIOS? IRÁ, UM DIA, RESPEITAR UM GOVERNANTE QUE USOU DE METODOS TRANSVERSOS PARA IMPOR SUA VONTADE? Tenho absoluta certeza que não, pois ela já demonstrou sua opinião nas urnas em 07 de outubro. O cargo de prefeito se conquista pelo voto e não por imposição. Infeliz daquele que crê diferente!!!!

Evandro

10/10/2012 às 05h54

Srs, precisamos de renovação em Osvaldo Cruz, chega de coronéis em nossa cidade!!! de que adianta ter prefeito se quem manda na cidade são alguns empresarios???? Também acho que o Homero não é a pessoa certa para governar Osvaldo Cruz, mas precisamos que venham novos candidatos, estamos sem opção e por esse motivo o Valtinho ganhou com essa votação expressiva.

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole