Blog do Giu

11760

Estudo aponta que OC tem uma favela

Favelas concentram 6% da população brasileira

 
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que oficialmente Osvaldo Cruz tinha uma favela em 2010. O conglomerado de pessoas, como é chamado tecnicamente, em Osvaldo Cruz está concentrado na Vila Esperança.
 
O Brasil tinha 11,42 milhões de pessoas morando em favelas, palafitas ou outros assentamentos irregulares em 2010.
 
Mesmo com a prefeitura ter realizado em 2002 parte do desfavelamento do bairro e aberto ruas o local ainda não conseguiu ser desconfigurado como favela.
 
Além da Vila Esperança, apesar de oficialmente ser considerada a única favela da cidade, há moradias em condições precárias também na Vila Santa Helena e na Vila Cavaru.
 
Recentemente a Prefeitura entregou 28 casas próximas ao bairro Agostinho Caliman e conseguiu retirar famílias que moravam numa pequena favela próxima ao cemitério.
 
O prefeito Valter Martins anunciou mais moradias para famílias em situação de risco nesta semana e há outras casas em construção na mesma região do Agostinho Caliman em sistema de mutirão que vão abrigar famílias de áreas de risco.
 
O número corresponde a 6% da população do País e consta do estudo Aglomerados Subnormais, realizado com dados do último Censo e divulgado nesta quarta-feira, 21, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
A comparação com levantamento realizado há vinte anos indica que quase dobrou no período a proporção de brasileiros que moram nessas áreas, em condições precárias. Em 1991, 4,48 milhões de pessoas (3,1% da população) viviam em assentamentos irregulares, número que aumentou para 6,53 milhões (3,9%) no Censo de 2000.
 
O IBGE ressalva que, apesar de o conceito de aglomerado subnormal ter permanecido o mesmo desde 1991, foram adotadas inovações metodológicas e operacionais no Censo 2010 e que, por isso, a comparação dos dados "não é recomendada".
 
 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários

Claudemir Ap. Briguente

26/12/2011 às 04h55

No Brasil as "autoridades" querem resolver as consequencias e esquecem das causas, será que essas pessoas estão lá porque gostam ou estão por falta de de opção, onde estão as promessas dos políticos na geração de mais empregos, construção de casas, melhor saúde, transporte e mais e mais ..., agora é fácil escrever que 11,42 milhões de pessoas são favelados, o que temos de fazer é combater as causas e não os efeitos.

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole