Blog do Giu

11924

E o parquinho da praça da matriz? Grande demais?

Colocação de novos brinquedos virou vitrine

A cena no fim de 2011 e começo de 2012 parecia digna de comerciais onde crianças cobiçam na vitrine de uma loja o brinquedo caro que não podem comprar. A colocação de novos brinquedos no parque infantil da praça Lucas Nogueira Garcez e visitantes atônitos olhavam para o espaço, que continua fechado.

 

Único ponto no centro da cidade onde pais podem levar os filhos para uma hora de lazer e em muitos casos de convivência juntos é algo ainda inacessível à população. Motivo: atraso na entrega do projeto, que segundo posição da prefeitura, deve ficar pronto para junho deste ano.

 

No caso do parque infantil, os novos brinquedos representam investimentos públicos, mas só será aberto após o término dos quiosques que insistem em interferir no cenário antes dedicado apenas à convivência de pais e filhos.

 

A prefeitura se defende, justificando que o local era "grande demais" para abrigar um parque. Por outro lado a pergunta que fica é: grande demais numa praça de uma quadra onde o tal lanchódromo poderia ter sido construído em outra espaço que não o único onde verdadeiramente pais e filhos convivem há mais de 50 anos.

 

O preço da modernidade invadiu o da preservação do patrimônio histórico. O parque infantil está defronte a uma escola pública. A praça é defronte à igreja matriz, local perfeito para a família conviver, sem a necessidade de tanto empreendedorismo assim, sem comerciantes e nem lanchódromos. Ali é o espaço de lazer e não de comércio, como em tantas outras praças da cidade e nos quais a prefeitura faz vistas grossas há anos, deixando o particular invadir o que é público (ainda que esses comerciantes paguem impostos).   

 

No caso do parque infantil da praça, o lanchódromo é que parece estar no lugar errado. Ele é quem é grande demais, intruso em lugar inadequado. O parque não! Está onde sempre deveria estar...há décadas, cumprindo o seu papel social, porque a história comprova que gerações inteiras cresceram por lá numa convivência sadia entre pais e filhos. "Grande demais?" Por favor!

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários

Paulo

04/01/2012 às 10h27

Sinceramente não sei o que esta acontecendo em Osvaldo Cruz, as obras nunca acabam, o trevo de sagres demorou quase um ano para ser consertado, Avenida Brasil já foi até inaugurada e até hoje não esta totalmente pronta, o conserto de uma depressão na Yutaka Abe com a Dr. Miranda ficou vergonhoso, e mais um monte de outras obras inclusive a praça que esta em obras há um ano e meio, e o pior é que nem o poder publico sabe como vai ficar, é tudo na base do palpite, faz isso, faz aquilo, faz assim......... ai se constrói no centro da praça um "negocio" que ninguém sabe o que é, e pra que serve, se constrói uma praça de alimentação bem no meio do principal e mais tradicional ponto da praça, o parquinho, retiram arvores antigas e enormes, retiram o piso, fazem uma bagunça........ acho que o Poder Publico Municipal não esta interessado em como vai ficar as obras e sim em quanto vão levar para realizá-las..............

Milton

04/01/2012 às 10h30

Na verdade, a praça como um todo esta sendo "destruida", ora, primeiro fizeram uma construcao que ninguem sabe exatamente a que se destina bem no centro da praça, proximo à fonte e à bandeira. Poderiamos fazer uma enquete para ver quem descobre o real significado daquela construcao, que alias,ja foi inclusive alterada, mesmo antes de ser terminada. Acredito que eles nao sabem exatamente o que fazer com a praça, que esta sem vida, alem do espaço do parquinho, o qual foi estuprado, tem ainda a retirada de calçamento perto do coreto, o qual tambem nao se sabe o que fazer, alias, parece-me que o objetivo é obter verbas e mais verbas, pois, a praça esta repleta de paineis onde constam repasses de verbas altissimos, os quais ainda nao foram suficientes para terminar a tal obra ... 

Marcos

04/01/2012 às 16h06

Uma das maneiras mais fáceis de se desviar verbas publicas é na realização de obras, não estou dizendo que isso esta acontecendo aqui, não posso afirmar isso, mas é no mínimo estranho a realização de tantas obras que não servem pra nada e nem ao menos sabem o que é, e algumas que são realmente necessárias são feitas a preços altíssimos, bem acima do mercado e ficam uma porcaria, exemplos, recapeamento no Paraíso, recapeamento da Kennedy, revitalização da Av. Brasil, praças no Bergamaschi e no Alvorada com um chafariz caro e que não funciona mais (funcionou por 2 meses), depressão mau feita, bem mau feita, na Miranda x Yutaka Abe, e mais um monte de porcarias que se for relacionar não vai ter espaço aqui, ou seja, alguma coisa tem por traz de tudo isso.

brito

04/01/2012 às 22h19

É verdade!! e não tem lógica o que esta sendo feito no nosso Parquinho de tantas histórias! eu mesmo, quantas vezes me diverti lá! e gostaria de levar minhas filhas, mas que pena que daqui a alguns meses, quem não poder comprar um lanche para os filhos, jamais poderá se aproveitar daquele parquinho!! ja estamos com saudades!!! mais uma das grandes injustiça com o povo!! mas nada como um ano pra ser lembrado tudo isso!!

Rafa

05/01/2012 às 00h14

Gente pra que a&160;população&160;quer lanchonetes na praça, se perto da praça tem lugar para isso tem sorveterias e lanchonetes. E outra a grande maioria da&160;população&160;não&160;ganha mais q 3&160;salários&160;que mal da para paga as contas e se alimenta, como que os pais&160;vão&160;leva os filhos pequeno, sim porque quem passava na praça por volta das 17:30 h ate as 20h sempre tinha pais com filhos brincando la , agora me fala como que esse pais que viver a com 3&160;salários&160;vão ter&160;condição&160;de compra as coisas, porque criança&160;não&160;entende quando tem ou&160;não&160;dinheiro agora esses mesmos pais que so tinha o parquinho para levar o filho como uma forma de lazer&160;vão&160;continua levando &160;o filho ? ou a prefeitura vai da as coisas de graça para todos?acho q a&160;população&160;ta ficando cansada de tantas &160;obras q nunca termina. Bom essa é minha&160;opinião.&160;

Jorge

05/01/2012 às 17h26

Parabéns Gil, concordo plenamente com você, a respeito da prefeitura não tomar providências quanto aos lanches que se instalam nas praças publicas e até constroem nas mesmas como se fossem os donos. Ainda mais em nossa cidade que tem tantos terrenos que poderiam ser alugados por esses comerciantes, ao inves de utilizarem as praças e não deixarem espaço pro lazer das familias. Isso é uma vergonha.

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole