Blog do Giu

9922

E nada de sessão nesta semana...

Vereadores desconhecem regimento interno e projetos só vão a plenário na segunda mesmo

As declarações do presidente da Câmara de Osvaldo Cruz, Homero Massarente, ontem (8) na Rádio Clube, programa Rotativa no Ar, mostram o quanto a maioria dos vereadores em Osvaldo Cruz desconhece o próprio regimento interno da casa onde atuam.

 

Apesar dos vereadores da situação terem feito uma lambança em assinar concordando com o adiamento da sessão ordinária marcada para a segunda-feira passada, 5, transferindo os trabalhos para o dia 12, os mesmos pediram uma sessão extraordinária para hoje (9), dado o elevado número de projetos de lei encaminhado pelo prefeito Valter Martins na segunda-feira à casa. Mas, segundo o presidente Massarente, não têm legitimidade para fazê-lo.

 

Alguns aspectos a considerar. O primeiro: quando houve o pedido de adiamento da sessão na quinta-feira passada (dia 1°) não havia projetos de lei protocolados pela prefeitura. Segundo, os projetos foram protocolados na segunda-feira, dentro do prazo regimental (que é até meio-dia do dia marcado para a sessão). E terceiro: será que nem o presidente da Câmara e nem os outros vereadores se deram conta do desgaste que o adiamento poderia gerar, tendo em vista que a última sessão camarária foi no dia 15 de agosto?

 

Agora, na prática, a Câmara fica quase um mês sem sessões realizadas, mesmo os salários dos "nobres colegas" estarem sendo pagos rigorosamente em dia.

 

E agora não adianta uma ou outra desculpa, por mais legal que se tenha agido. Ou algum trabalhador que sai de casa todos os dias para ganhar o seu salário se vê contente diante de representantes que estão desde o dia 15 de agosto sem se reunir? Afinal, para o cidadão, vereador trabalha em dia de sessão.

 

Fato é que prevaleceu o que disse o presidente Massarente: não haverá sessão extraordinária hoje. Só haverá sessão na segunda-feira, dia 12, exatos 27 dias desde o último encontro dos "nobres pares".

 

Considerar se há ou não direito disto ou daquilo, como apregoou o presidente Homero, virou argumento de desculpa. Quando se trata da coisa pública o compromisso e o comprometimento devem ir além da legalidade.

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários

Vander Pinto

09/09/2011 às 08h05

Parecem piadas as câmaras de veradores, estou morando em Rio Preto a 8 anos e por aqui as coisas não são muito diferentes, ou seja, prevalece sempre o interesse particular, dos vereadores, em detrimento da vontade popular, ainda mais quando se trata de aumento de vencimentos ou de cadeiras na casa do povo. Aqui em Rio Preto, os estudantes organizaram um manifesto intitulado vergonhario preto, que conseguiu enterrar o projeto de aumento de cadeiras, tem muito ainda por fazer, mas a mobilização gerada pelo movimento ganhou proporções inimagináveis através das redes sociais, culminando num desfile dos manifestantes no desfile cívico de 7 de setembro, vestidos de preto realizaram o enterro sombólico do prefeito e do presidente da câmara. Quando o povo quer algo, se houver mobilização séria e apartidária pode se conseguir muita coisa, inclusive que não se aumente o número de veradores sob o falso argumento de aumento na representatividade popular, como se eles realmente defendessem os interesses do povo. Abraço.

Carlos

09/09/2011 às 08h30

"O grande castigo de quem não gosta e não se envolve em política é ser governado pelos que gostam." Este é o preço que todos devem pagar quando os bons não se envolvem em política.

José Arantes

09/09/2011 às 19h09

Tambem, com o nivel dos vereadores que temos, nao faz falta essas sessões, Homero e sua turma de edis poderiam muito bem fazer shows humoristicos, e ano que vem começa o mercado de peixe. Belo comentario do carlos

Homero Massarente

10/09/2011 às 07h44

CARO GIU, AS CRITICAS QUANDO VERDADEIRAS, NOS CORRIGI. REFERINDO-SE A MINHA PESSOA, NESTE MOMENTO, NÃO CONCORDO! POIS A MATÉRIA ESCRITA PELO BLOG, AFIRMA: "E terceiro: será que nem o presidente da Câmara e nem os outros vereadores se deram conta do desgaste que o adiamento poderia gerar, tendo em vista que a última sessão camarária foi no dia 15 de agosto?" "Agora, na prática, a Câmara fica quase um mês sem sessões realizadas, mesmo os salários dos "nobres colegas" estarem sendo pagos rigorosamente em dia". O MEU TRABALHO COMO VEREADOR NÃO SE RESUME A SESSÕES QUE ACONTECEM (ordinárias) DUAS VEZES POR MÊS. NUNCA UM PRESIDENTE PERMANECEU DIARIAMENTE NA CÂMARA COMO ESTOU FAZENDO (só não estou, quando estou fora de OC desempenhando a função e representatividade da casa), DANDO EXPEDIENTE E ATENDEDO A TODOS QUE VÃO À CAMARA. NUNCA ANTES, O PRESIDENTE DA CÂMARA DESPACHAVA OS PROJETOS DE LEI, AGORA, TUDO SEGUE O REGIMENTO E A LEGALIDADE. BASTA IR LÁ E CONFERIR. ESTOU AFASTADO DA ADVOCACIA, EXERÇO COM PLENITUDE A FUNÇÃO DE VEREADOR E HOJE, DE PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL. POR ISSO, EU PARTICULARMENTE, NÃO CONCORDO, COM A CRÍTICA RELACIONADA AO PRESIDENTE DA CASA, EU ESTOU TRABALHANDO DIARIAMENTE, CONFIRA OS PROJETOS E DATAS DE DESPACHOS E DEMAIS EXPEDIENTES.... QUANTO AOS VEREADORES, JÁ ESTOU TRATANDO DE DISPONIBILIZAR UMA SALA A CADA UM DELES. ASSIM, PODERÃO EXERCER PLENAMENTE A FUNÇÃO ATENDENDO NOSSA POPULAÇÃO EM SALA PRÓPRIA NA CÂMARA MUNICIPAL. AFINAL, INACREDITÁVEL, QUE EM NOSSA CIDADE, O VEREADOR NÃO POSSUA UMA SALA PARA EXERCER O SEU CARGO. POR ISSO, ESTOU EMPENHADO, TAMBÉM, NESTE SENTIDO, PARA QUE A POPULAÇÃO POSSA ENCONTRAR O SEU VEREADOR EM EXPEDIENTE DIÁRIO. COM AS CRÍTICAS CONSTRUTIVAS, CRESCEMOS E NOS TORNAMOS, CADA VEZ MAIS, HOMENS E MULHERES À IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS. PORÉM, A CRÍTICA SEM FUNDAMENTO, NÃO É OBRA DO BEM E DA CONSTRUÇÃO DE DIAS MELHORES!

Carlos

11/09/2011 às 13h36

Após a tempestade vem a bonança....., 1) Quanto custou o coserto do carro da camara dos vereadores? quem vai arcar com o prejuizo?, precisa responder! 2)Coitado do vereador Edmar foi feito boi de piranha "só podemos pensar, falar jamais", isso é preconceito e descriminação nobre edil, se bem que as palavras foram pesadas, o dito está dito e o dito fica pelo não dito, que sorte a sua! 3)A sessão da câmara foi adiada, o provento não, quem trabalha são nós para sustentar áqueles que julgam estar acima do bem e do mal. Que vergonha!!!!!!! nobres edis.

luna

13/09/2011 às 08h30

se tá desse jeito,a culpa é do povo,sempre votando nos mesmos.os vereadores de osvaldo cruz,vao se aposentar na politica.fazer oq?? se o povo sempre vota para esses mesmos que estão ai?? depois nao adianta reclamar não.e alem de nao fazerem nada pela nossa cidade,ainda aumentar vereador?um absurdo.se quer aumentar o numero de vereadores então que se diminua o salario dos mesmos,que nao fazem nada pela cidade;quero ver se fosse pra ganhar um salario minimo,se iriam querer aumentar o numero deles.homero massarente,torço por vc nas proximas.

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole