Blog do Giu

20688

Blog do Giu: OC dá exemplo de cidadania em protesto pacífico

Jovens lideraram passeata e reuniram perto de 300 no centro da cidade

Foi bonito de se ver! Um público de aproximadamente 300 pessoas, a maioria formada por jovens, segundo a Polícia Militar, organizou um manifesto pacífico e sem incidentes pelo centro da cidade no começo da noite desta quinta-feira, 20.

Acompanhando a tendência nacional, o que o movimento local teve de diferente e positivo foi a ordem e a uma demonstração de cidadania, democracia e respeito para com autoridades e trabalhadores que saíam do serviço e outros moradores da cidade como há muito tempo não se via.

A última vez em que houve um movimento popular como este em Osvaldo Cruz foi na mobilização em 2002 contra a construção da penitenciária da cidade. E lá se vão 11 anos!

A concentração começou na praça Lucas Nogueira Garcez e o trajeto foi pela avenida Brasil até a praça Hermínio Elorza, onde está o prédio da Prefeitura. O movimento denominado “Vem Pra Rua” ocupou a praça da Prefeitura e em seguida os participantes cantaram o Hino Nacional e proferiram palavras de ordem.

A Polícia Militar não registrou incidentes e nem excessos e o movimento foi tranquilo.

Com cartazes, rostos pintados, a maioria vestindo o contraste de roupas brancas ou pretas levava diferentes bandeiras, mas sempre com a indignação contra o estado em que se encontra o país.

A intenet e as redes sociais deram a oportunidade para que os cidadãos possam dizer, discutir, debater e compartilhar ideias e ideais. O brasileiro percebeu seu lado de cidadão, que pode se expressar na comunidade onde vive, mobilizar que compartilha dos mesmos ideais.

Esse fato social fez com que o povo brasileiro finalmente encontrasse eco naquilo que intimamente cada cidadão sempre pensou, mas nunca teve oportunidade ou como manifestar. Agora não mais!

Hoje, depois de muito tempo, senti orgulho de ser brasileiro a partir do exemplo dos jovens osvaldocruzenses. 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários

Beto

20/06/2013 às 21h36


É meus amigos, em 2002 tivemos um protesto parecido com esse e nao obtivemos exito algum, o presídio encontra-se como cartao de visita em nossa cidade.Será que esse protesto de hoje em nossa cidade e em todo o país vai resultar em alguma coisa? Fica ai a pergunta

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole