Blog do Giu

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Blog do Giu: atendimento é quase tudo!

Clientes mal atendidos e que não voltam representam o pior inimigo de uma empresa

Muito embora estudos consolidados de marketing comprovem que 90% dos clientes insatisfeitos nunca mais procuram a empresa devido a um mal atendimento, acrescente-se a isto uma causa ainda pior para o insucesso da empresa: o insatisfeito ainda comentará sua experiência ruim com 10 a 17 pessoas da sua rede de relacionamento.

 

A importância do atendimento ao é tamanha que, ainda de acordo com pesquisas, para grande parte das pessoas a qualidade de um serviço é cerca de 8% mais relevante do que seu preço e o consumidor está disposto a pagar até 16% a mais para ter esse diferencial.

 

E não precisa ir tão longe. Você também se comporta assim? Quando você é mal atendido, retorna ao local onde o vendedor ou o empresário pensam estar fazendo um favor porque você o procurou para comprar um produto ou serviço?

 

Um artigo que recebi de um amigo nesta semana e que vou reproduzir neste espaço representa bem a realidade de empresas em cidades pequenas como Osvaldo Cruz onde nem sempre os empreendedores se preocupam com questões como o bom atendimento, por exemplo.

 

Para quem não sabe, a crônica é de autoria do fundador do hipermercado Wall-Mart, Sam Walton e diz o seguinte:

 

"Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera, enquanto o garçom faz tudo, menos o meu pedido.

Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.

Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.

Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas não reclama quando a recebe após três semanas somente.

Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.

Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranquilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera pacientemente enquanto os funcionários trocam idéias entre si, ou simplesmente baixam a cabeça e fingem não me ver.

Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas.
Engana-se.

Sabe quem eu sou?

Eu sou o cliente que nunca mais volta! Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua empresa. Quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas a pequena gentileza, tão barata, de me dedicar um pouco mais de 'CORTESIA'.

'Clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar”.

(Sam Walton - Fundador do hipermercado Wal-Mart)

 

Você que é empresário ou pensa em ser um empreendedor. Pense nisso! Atendimento vale mais do que propaganda!

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Comentários

Anelize

01/03/2012 às 09h23

é isso ai Giu..to contigo..alias vc que me ensinou isso qdo estava na GARP e todos deveriam seguir o exemplo acima e não voltar mais nos estabelecimentos que não tratam os clientes com respeito e dignidade...porém...estamos numa cidade onde talvez não temos tanta opção né....mas fica a dica...é isso aii...beijosssss

Doug

01/03/2012 às 13h17

Só esqueceu de citar que eu sou homem e odeio chegar na recepção de hospitais,suds,e ver cara feia,gente de mau humor,péssimo atendimento,descaso,enquanto recepcionistas batem papo,e contam como foi a pegação da noite anterior,a festa do vizinho,a roupa mais cara etc,só que nesse caso,não queria voltar nunca mais ali,mas como preciso volto as vezes,mesmo assim o descaso permanece,como se tivessem me fazendo um grande favor,mas,no caso,se esquecem,que meus impostos os mantêm ali empregados e pagam o seus salários pouco ou muito mas pagam,se não gostam,deixam o cargo para outros mais competente e vai fazer o que gosta.

Ana

01/03/2012 às 15h28

Doug vc disse tudo é isto ai....até mesmo os hospitais particulares aqui em oc , tratam vc assim como vc se fosse um zero a esquerda , pior ainda num dia que em que vc mais precisa de atenção, e o que vc ve é descaso de funcionarias enfermeiras e ..... medicos .. sim de medicos tbém ,e o hospital particular se paga e muito.. mas o atndimento é pessimooooo...

mário

02/03/2012 às 06h47

Osvaldo cruz é prolífico em comerciante chucro, tem o pasteleiro mal-humorado que acabou com o negócio de décadas herdado do pai e também dono de supermercado arrogante que nem ao menos cumprimenta seus clientes... a pastelaria está às moscas e o mercado mereceria seguir o mesmo caminho...

 
 
 
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