Blog do Giu

15084

Antonio P. Carvalho: Uma década após Chico Xavier

Compartilho a página do amigo araçatubense

Antonio Cesar Perri de Carvalho é araçatubense, vice-presidente da FEB (Federação Espírita Brasileira), membro da CEI (Comissão Executiva do Conselho Espírita Internacional) Antonio Cesar Perri de Carvalho é araçatubense, vice-presidente da FEB (Federação Espírita Brasileira), membro da CEI (Comissão Executiva do Conselho Espírita Internacional)

Há dez anos, no dia 30 de junho, partia para o mundo espiritual o médium espírita Francisco Cândido Xavier. Com a idade de 92 anos, dos quais 75 anos dedicados a tarefas espíritas, Chico Xavier completou uma existência de dedicação ao bem.

Até o ano de 1959, labutou na sua terra natal, a pequena Pedro Leopoldo, próxima à capital de Minas Gerais. Em seguida, atuou até o final de sua existência física em Uberaba. Nas duas cidades, fundou centros espíritas e empreendeu inúmeras tarefas de assistência à população carente e o diuturno atendimento espiritual às pessoas que o procuravam sedentas de consolo, esclarecimento e orientação espiritual.

Entre aqueles que buscavam acolhimento junto a Chico estavam milhares de famílias carregando a dor da perda de familiares. Um número imenso delas foi beneficiado com as mensagens de autoria do "morto" querido, dando origem às chamadas cartas familiares. Centenas delas foram agrupadas em livros.

Por meio de sua mediunidade de escrita (chamada psicografia), Chico Xavier foi intermediário para a elaboração de 450 livros, sendo autores ou coautores milhares de espíritos. Entre eles, se destacam as obras assinadas pelo seu mentor espiritual Emmanuel e as de autoria do espírito André Luiz.

Neste mês de julho, transcorrem efemérides significativas relacionadas com a vida de Chico Xavier e com a história do Espiritismo. No dia 8 de julho, completam-se os 85 anos da primeira psicografia do então jovem médium, pois contava apenas 17 anos de idade.

No mesmo mês, transcorrem aniversários de lançamentos de duas importantes obras psicográficas: 80 anos da obra inaugural "Parnaso de Além Túmulo" (primeiro dentre os 450) e 70 anos do romance histórico "Paulo e Estêvão". Este seu primeiro livro, com poemas de conhecidos autores portugueses e brasileiros, suscitou manifestações favoráveis de membros da Academia Brasileira de Letras e da imprensa da época. O Conselho Espírita Internacional tem editado livros mediúnicos de Chico Xavier em sete idiomas.

A vida e obra de Chico Xavier já foram transformadas em filmes, como os recentes "Chico Xavier", "Nosso Lar" e "As Mães de Chico Xavier". No ano de 2010, os dois primeiros filmes levaram quase 8 milhões de espectadores às salas de cinema. "Nosso Lar" está sendo lançado - formato de DVD - em dezenas de países de todos os continentes.

Um novo filme será lançado no dia 31 de agosto, em cinemas de todo o Brasil. "E a Vida Continua..." é baseado em livro de mesmo título, de autoria do espírito André Luiz. Aliás, o livro já foi adaptado para novela (“A Viagem”), que foi exibida duas vezes: na antiga TV Tupi e com nova produção na TV Globo.

Chico Xavier, mesmo com toda a projeção de sua mediunidade e de sua obra, sempre se manteve simples, humilde, atencioso e desprendido. No ano de 1977, quando se comemorava os 50 anos de seus labores mediúnicos, ele declarou em uma das entrevistas: "Sou sempre um Chico Xavier lutando para criar um Chico Xavier renovado em Jesus e, pelo que vejo, está muito longe de aparecer, como espero e preciso".

No próximo dia 30 de junho, a Federação Espírita Brasileira promove evento em sua sede - transmitido ao vivo por www.tvcei.com - com lançamento de livros e a realização de seminário alusivo a uma de suas significativas produções mediúnicas, que é considerada sua obra-prima: "Os trabalhadores espíritas e os primeiros cristãos, à luz da obra Paulo e Estêvão".

Uma década após a desencarnação, Chico Xavier é uma referência nacional, como exemplo de dedicação ao bem, à paz e ao esclarecimento espiritual.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole