- Atualizado em 12/07/2021 09:10

Acontece

54202

VÍDEO: Família de refugiados da Venezuela está há quatro meses em Osvaldo Cruz

Esposa fala sobre a realidade vivida e a perspectiva de nova oportunidade

OSVALDO CRUZ - A Venezuela é o segundo país com maior número de deslocados e refugiados no mundo, depois da Síria. De 2019 a 2020, a população de refugiados e deslocados venezuelanos aumentou 8%,  chegando a 4,6 milhões apenas nos países americanos.

A porta de entrada dos venezuelanos no Brasil é Boa Vista, Roraima. O Brasil seria o quinto destino procurado pelos venezuelanos. O Governo Federal estima que, atualmente, cerca de 260 mil refugiados e migrantes venezuelanos vivem no Brasil.

Se o brasileiro, por si, já é um povo de bom coração, Osvaldo Cruz tem sido para algumas famílias de refugiados seu novo lar. Assim é há quatro meses para uma família de esposo, esposa e dois meninos, um de 15 e outro de 3 anos de idade.

Numa casa da Rua Yutaka Abe, atrás da Etec Amin Jundi, moram a esposa Mejias Darlys Del Valle, seu marido, o padeiro e auxiliar geral Sisneros José Angel, o filho Edward Enrique de 15 anos e o pequeno Angel Rafael.

A esposa Darlys conta que na Venezuela era professora, mas teve que abandonar tudo em busca de pelo menos comida e um lugar para viver!

O governo brasileiro tem em andamento a Operação Acolhida, que já encaminhou para várias cidades cerca de 50 mil refugiados venezuelanos.

Deixar o país onde vive para morar em outro lugar nem sempre é fácil. Mas para muitos não é uma escolha.

O exemplo de Darlys e sua família deve nos fazer pensar sobre as condições de vida dessas pessoas, forçadas a sair de seu país de origem devido a perseguições, conflitos armados e crises humanitárias... e ao mesmo tempo para termos noção da cidade em que nascemos ou escolhemos para viver.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole