Acontece
67847Prefeitura decreta situação de emergência após tempestade causar destruição em Osvaldo Cruz
Decreto com validade de 180 dias autoriza medidas extraordinárias para conter danos
OSVALDO CRUZ - Osvaldo Cruz decretou situação de emergência nesta quinta-feira, 15 de janeiro. A medida foi tomada após os estragos causados por uma forte tempestade que atingiu o município na noite de quarta-feira. O decreto tem validade por 180 dias e se baseia em um parecer técnico da Defesa Civil local.
O temporal foi caracterizado por chuvas intensas, com 1.297 descargas elétricas registradas em um raio de 40 quilômetros, e ventos que chegaram a 60,5 km/h. Em pouco tempo, o volume de água acumulado foi de 61 mm na zona rural e 35 mm na área urbana.
Principais pontos afetados
Os ventos e as águas causaram danos significativos. A cobertura do Estádio Municipal foi avariada e a estrutura de uma ponte na Estrada Negrinha, divisa com Parapuã, foi comprometida, resultando na interdição da via. A ponte fica próxima à captação de água da SABESP.
Uma cratera às margens da Alameda Vasco Pigozzi, na entrada da cidade, aumentou de forma preocupante, exigindo obras emergenciais de contenção. Alagamentos, queda de árvores, veículos ilhados e danos a residências, sobretudo em áreas mais vulneráveis, também foram registrados, além de prejuízos em imóveis públicos.
Defesa Civil passa a ter prioridade
Com o decreto, todos os órgãos municipais atuarão sob coordenação da Defesa Civil nas ações de resposta e reconstrução. A administração está autorizada a mobilizar voluntários, fazer campanhas de arrecadação e, em caso de risco iminente, determinar a evacuação de casas ou usar propriedades particulares para socorro, com direito a indenização posterior por danos.
Dispensa de licitações para compras emergenciais
Para uma resposta rápida, a prefeitura também fica dispensada de realizar licitações para a compra de bens, serviços e obras emergenciais necessárias ao enfrentamento da crise, desde que concluídas nos próximos 180 dias.
Uma força-tarefa foi montada para avaliar todos os prejuízos e tomar as primeiras providências. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil municipal atuaram durante e após a tempestade para atender as ocorrências.
Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;





