- Atualizado em 17/10/2025 08:39
Acontece
67294O que é o vírus via Whatsapp que monitora bancos e criptomoedas
Arquivo zip pelo Whatsapp instala malware que captura telas e registra tudo o que é digitado
NACIONAL - Um novo vírus está se espalhando pelo WhatsApp Web e já infectou mais de 60 mil computadores no Brasil. O programa malicioso, chamado maverick, assume o controle do navegador, envia arquivos para todos os contatos da vítima e rouba senhas de bancos e corretoras de criptomoedas.
O ataque começa com o download de um arquivo compactado que contém um atalho. Ao ser executado, o vírus acessa o WhatsApp Web e envia o mesmo arquivo para os contatos. O sistema só funciona em computadores brasileiros e não afeta celulares.
Segundo especialistas, o vírus congela a tela do usuário ao acessar sites bancários e exibe uma mensagem falsa pedindo credenciais. Os dados são capturados sem deixar rastros.
Empresas de segurança como Kaspersky e Sophos já atualizaram seus antivírus para bloquear o arquivo. A recomendação é não abrir anexos recebidos pelo WhatsApp sem confirmar o envio com o remetente. Também é indicado desativar downloads automáticos e manter o antivírus atualizado.
Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;





