- Atualizado em 10/04/2025 15:48

Acontece

66209

Governo prorroga estado de emergência zoossanitária devido à gripe aviária

Surto de casos na América do Sula acendeu alerta para possível reingresso da doença no Brasil.

NACIONAL - O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) prorrogou, por mais 180 dias, a vigência do estado de emergência zoossanitária no país. A decisão, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (7), acontece em caráter preventivo para evitar o possível reingresso da influenza aviária no território nacional, em função de novos focos da doença na América do Sul.

A emergência zoossanitária foi decretada, pela primeira vez, em maio de 2023. Com a portaria, o governo federal pode usufruir de mais instrumentos para atuar e conter a disseminação da gripe aviária, como ações integradas entre os ministérios. Também fica autorizado o repasse de verbas da União para as ações de emergência.
 
Na última semana, o Mapa já havia anunciado medidas preventivas contra a gripe aviária. A pasta suspendeu temporariamente a realização de exposições, torneios, feiras e outros eventos com aglomeração de aves, bem como a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior. Em ambos os casos, a restrição ficará em vigor por 180 dias, podendo ser prorrogada.
 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole