- Atualizado em 11/02/2026 09:33

Acontece

67995

Anvisa emite alerta para risco de pancreatite associada a canetas emagrecedoras

Agência afirma que seis casos terminaram em morte, citando dados desde 2020

NACIONAL - A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu um alerta para os riscos de pancreatite decorrentes do uso de canetas emagrecedoras.

Nesta segunda-feira (9), o alerta ocorre após a própria agência notificar seis mortes associadas aos medicamentos antagonistas do receptor GLP-1, usados para tratar diabetes e popularizados a partir de seus benefícios no combate à obesidade.

Segundo a agência, de 2020 até 7 de dezembro de 2025, foram notificados 145 casos suspeitos de eventos adversos com o uso desses medicamentos, dos quais seis resultaram em morte.

A Anvisa afirma que os princípios ativos identificados são semaglutida, liraglutida, dulaglutida e tirzepatida, que estão presentes no Ozempic e Wegovy, Saxenda, Trulicity e Mounjaro, respectivamente. Se contabilizado com os casos em estudos clínicos, o número de registros chega a 225, segundo a agência.

Apesar do alerta, a entidade afirma que os benefícios terapêuticos das substâncias ainda superam os efeitos adversos, de acordo com os usos aprovados na bula.

A Elli Lilly disse, em nota, que a bula de Mounjaro (tirzepatida) adverte que a inflamação do pâncreas (pancreatite aguda) é uma reação adversa incomum e aconselha os pacientes a conversarem com seu médico para obter mais informações sobre os sintomas de pancreatite e informar o médico e interromper o tratamento em caso de suspeita de pancreatite durante o tratamento com Mounjaro.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole