Web

42804

Folha de S.Paulo não publicará mais conteúdos no Facebook

A decisão se dá um mês após o Facebook alterar seu algoritmo

NACIONAL - A Folha de S.Paulo anunciou que não publicará mais conteúdo em seu perfil oficial no Facebook. É o que informa em reportagem publicada hoje, dia 8 de fevereiro, na edições impressa e online do jornal.

A decisão se dá um mês após o Facebook alterar seu algoritmo, privilegiando as postagens pessoais em detrimento daquelas com conteúdo jornalístico. “Isso reforça a tendência do usuário a consumir cada vez mais conteúdo com o qual tem afinidade, favorecendo a criação de bolhas de opiniões e convicções, e a propagação das "fake news", diz trecho do texto da publicação.

A Folha de S.Paulo cita que quando o internauta recebe um link com determinada informação ou ponto de vista, não há garantia de acesso a uma posição contrária ao tema abordado. Em 2017, quando divulgou seu projeto editorial, o jornal já citava esse assunto.  "As redes sociais, que poderiam ser um ambiente sobretudo de convívio e intercâmbio, são programadas de tal modo que estimulam a reiteração estéril de hábitos e opiniões preexistentes".
 
Ainda de acordo com dados compilados pela Folha de S.Paulo, a quantidade de compartilhamentos, comentários e curtidas dos perfis oficiais de dez dos maiores jornais do Brasil caiu 32% em janeiro. Além disso, a participação do Facebook nos acessos externos caiu de 39%, em dezembro, para 24%, no mês passado. No mesmo períodos, o acesso via Google subiu de 34% para 45%.
 
Ao todo, a Folha de S.Paulo possui 5,95 milhões de seguidores no Facebook. O conteúdo já postado até ontem pelo jornal ainda poderá ser curtido, comentado e compartilhado. A publicação manterá suas atualizações em outras redes sociais, como Twitter, Instagram e Linkedin.
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole