Web

49727

Delegada faz alerta sobre o Golpe da OLX

Saiba como evitar ser enganado por estelionatários

REGIONAL - Esse tipo de golpe está sendo muito aplicado em nossa região através do site de vendas OLX.

De acordo com a delegada da Delegacia de Investigações Gerais de Tupã, Milena Davoli de Melo, os golpes começam quando a vítima posta um anúncio sobre a venda de veículos e motocicletas. "O golpista tira 'prints' das suas imagens e chama a vítima para negociar. Ele sempre diz ter interesse nos produtos e pede para o vendedor retire o anúncio do site para que outras pessoas supostamente não se interessem", explica a autoridade.

Após a vítima atender o golpista, o criminoso usa as imagens e cria uma nova publicação com o produto originalmente vendido e coloca a um preço abaixo do valor de mercado. "Isso chama atenção de novos compradores. O suposto comprador alega para a vítima que vai ficar com o carro e o convence que esse veículo será usado para quitar uma dívida trabalhista. E finalmente informa que quem irá buscar o automóvel será um parente ou amigo que ainda não está ciente do problema e que a vítima deve simplesmente entregar o carro", destacou a Delegada Milena.

"O passo final do golpista é dizer a mesma coisa para a pessoa que ficou interessada na compra, mandando-a buscar na casa do real vendedor também pedindo para não dizer sobre um terceiro envolvido", completa a titular da DIG de Tupã ao mencionar que aí é que geralmente o comprador faz o depósito direto e o golpista faz um depósito fraudulento na conta da vítima.

Dicas para evitar a fraude

“Jamais apenas negociem virtualmente, tenham um contado pessoal (tanto o vendedor quanto o comprador), busquem informações e não aceitem esses tipos de condições de venda” aconselha a delegada.

A forma mais correta de se negociar é diretamente. Vá com o comprador ao banco, peça para realizar o depósito diretamente em sua conta. Após isso vá ao cartório e faça a transferência do veículo. Qualquer outra forma é altamente arriscada.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole