Variedades

50496

Sono na quarentena: veja como evitar que o estresse da pandemia interfira

Muita gente tem passado noites em claro durante a quarentena ou tendo estranhos pesadelos durante o sono. Veja como fazer as pazes com o travesseiro.

NACIONAL - As noites têm sido conturbadas para muitas pessoas durante a quarentena. Insônia e sonhos estranhos estão sendo relatados. Para entender o que está acontecendo, a redação ouviu o neurocientista Sidarta Ribeiro, que estuda a relação entre sono, sonho e memória há 25 anos. Ele diz que os sonhos são um mecanismo biológico e com base em dados do passado, tenta simular futuros possíveis. E quando você tem um perigo muito grande, os sonhos tendem a lidar com essa situação e tentar resolver esses problemas de várias maneiras diferentes.
 
Existem hormônios que controlam o sono e o despertar. A melatonina é o hormônio da escuridão, que ajuda a dormir. Já o cortisol, ajuda a tirar as pessoas da cama. Por isso, de manhã, existe uma liberação alta de cortisol e a noite ela vai diminuindo, para que as pessoas possam descansar.
 
É importante aproveitar o sol da manhã, que ajuda na hora do sono, e evitar a claridade a noite, que só atrapalha - como a de celulares e tablets.
 
Uma alimentação adequada faz a diferença na hora de dormir. Monica Andersen, diretora do Instituto do Sono/SP, diz que é preciso diminuir a quantidade de comida à noite e que o leite tem uma substância que pode ser promotora do sono. Andrea Bacelar, presidente da Associação Brasileira do Sono, diz que outra dica importante é a cafeína. O último elemento cafeinado deve ser após o almoço. A bebida alcoólica diminui a quantidade de sonhos e pode ter um efeito bifásico, estimulante e depois depressor, atrapalhando a qualidade do sono.
 
Casa Avenida 433 (variedades)- 19/05/2020
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole