Variedades

4123

Por que 6ª será feriado?

Saiba o motivo do 9 de julho, data máxima do povo paulista

OSVALDO CRUZ - SÃO PAULO – Poucas pessoas sabem o porquê será feriado na próxima sexta-feira, 9 de julho, data que marca a Revolução Constitucionalista de 1932 no Estado de São Paulo.

Será feriado apenas no Estado para lembrar o movimento armado ocorrido em todo Estado de São Paulo, em 1932, que ocorreu entre os meses de julho e outubro daquele ano. O objetivo era derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.

É a data cívica de maior importância do Estado de São Paulo, mas muitos ainda não sabem o significado do feriado estadual.

A Guerra Paulista de 1932 foi a grande revolta contra o Governo de Getúlio Vargas e o ultimo grande conflito armado ocorrido no Brasil. No total, foram 87 dias de combate, de 9 de julho a 4 de outubro de 1932.

O último conflito registrado dois dias depois da rendição paulista teve um saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas, não oficiais, reportem até 2.200 mortos e muitas cidades paulistas sofreram danos devido aos combates.

O movimento valeu, porque São Paulo, depois de 1932, voltou a ser governada por paulistas, e, dois anos depois, uma nova constituição foi promulgada, a Constituição de 1.934.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole