- Atualizado em 10:06

Variedades

51213

Polícia Civil lança hoje o RG Digital

Aplicativo RG DIGITAL SP permite armazenar documento no celular e emitir segunda via do RG.

SÃO PAULO - A Polícia Civil do Estado de São Paulo lança hoje o RG DIGITAL, versão digital da nova cédula de identidade. Por meio de aplicativo específico, o “RG DIGITAL SP”, a identidade virtual pode ser baixada e armazenada em aparelho celular, de forma gratuita. Válida em todo o território nacional, o documento virtual integra uma série de meditas adotadas para a modernização da Polícia Civil.

O aplicativo RG DIGITAL SP pode ser obtido nas lojas de aplicativos Google Play e Apple App Store. Os requisitos mínimos de tecnologia necessários para ouso do RG digital são possuir Android 5.0 e iOs 10, ou ambos em versão superior. Além disso, é preciso câmera 5Mpix ou mais e conexão de internet ativa.
 
Avanço no processo de modernização de identificação do cidadão, oferece facilidades, rapidez e conforto para as pessoas, que poderão carregar o documento virtual no celular, além de poder solicitar a 2ª Via do documento físico sem sair de casa. O RG DIGITAL foi desenvolvido pelo Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIPOL).
 
Poderão ter acesso ao serviço aqueles que possuem o documento físico emitido desde fevereiro de 2014, com CÓDIGO QR impresso no verso do RG físico. Que ainda possui o RG antigo deve providenciar a atualização do documento para ter o benefício do uso do aplicativo do RG Digital. Segundo a Polícia Civil, 95% da população de São Paulo já tem o RG com QR CODE.
 
Com o RG novo em mãos, o procedimento de obtenção do RG Digital é simples. Basta baixar o RG DIGITAL SP, abrir o aplicativo e selecionar a opção “Adicionar RG”, para escanear o CÓDIGO QR do verso do documento em papel, seguindo os passos da tela do celular. O aplicativo vai direcionar o cidadão para a “prova de vida”, feita via tecnologia de biometria facial, colhendo a imagem do rosto na tela do aparelho.
 
O RG DIGITAL armazenado no celular, emitido pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), é aceito em todo o território nacional, conforme Lei Federal 7.116/83 e Decreto Federal 9.7278/18, bem como a Portaria DIPOL 109/20. Então, em uma abordagem policial a apresentação do RG DIGITAL deve ser aceita como se fosse o documento físico. O policial poderá, inclusive verificar sua autenticidade via celular.
 
Em situações específicas, como troca de aparelho celular, desinstalação do aplicativo, basta baixar novamente o aplicativo e seguir a rotina para obter novamente o RG DIGITAL. No entanto, para evitar fraudes, o documento virtual só estará disponível para um aparelho celular, podendo ocasionar bloqueio caso haja tentativa de obtenção em outros aparelhos.
 
No caso de roubo ou furto, apesar da existência de sistema de segurança baseado em biometria, senhas e criptografia, que impede acesso a estranhos, o cidadão deve registrar o fato na Delegacia Eletrônica ou pessoalmente nas delegacias de polícia. Se for extraviado ou quebrado, basta reinstalar o aplicativo e emitir novamente o RG DIGITAL.
 
 SEGUNDA VIA DO RG FÍSICO
 
O aplicativo RG DIGITAL SP também permite a solicitação de segunda via do RG FÍSICO (PAPEL), para maiores de 16 anos, com identidade emitida a partir de fevereiro de 2014, ou seja, que já possua o QR CODE impresso no verso. Basta abrir o aplicativo e selecionar o botão @ª VIA DO RG, obedecendo à seguinte rotina:
 
a. Insira o número do RG e e-mail válido para contato
 
b. Selecione o local para retirar a 2ª via do RG Físico
 
c. Comprove sua identidade e prova de vida através do reconhecimento facial no próprio aplicativo
 
d. Siga as orientações de pagamento que serão enviadas no e-mail indicado
 
e. Retire seu documento físico presencialmente no ponto escolhido após 10 dias uteis, apresentando a GARE devidamente paga.
 
Para pagar a taxa de segunda via do RG, o solicitante deve seguir as instruções para geração da DARE de pagamento, enviadas para um e-mail, após a solicitação do documento pelo aplicativo. Depois disso, deve acessar o link https://www.pagamentos.fazenda.sp.gov.br/ e seguir com as instruções.
 
PH Multimarcas 275 (variedades) - 12/08/2020
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole