Variedades

51498

PF apreende mais de 120 peças em operação contra tráfico de marfim em SP

Material era usado para confecção de esculturas.

SÃO PAULO - A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (15) em São Paulo, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Ambiental paulista, uma operação na capital com o objetivo de investigar o tráfico de presas de marfim de elefantes. O material é utilizado em obras de arte.
 
Os policiais cumpriram 11 mandados de busca e apreensão na cidade de São Paulo, contra pessoas que poderiam estar relacionadas ao contrabando desse material.
 
Após a identificação do comércio de obras no centro da capital paulista, e levantamentos feitos pela Coordenação de Inteligência de Fiscalização da Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama confirmarem indícios da prática do crime ambiental, a PF identificou possíveis receptadores do material.
 
Segundo a polícia, o crime de tráfico de marfim constitui uma das principais causas da diminuição da população dos elefantes, principalmente no continente africano. 
 
Os agentes descobriram ao menos 11 endereços relacionados a suspeitos de importarem, adquirirem ou comercializarem obras de arte produzidas com marfim.
 
Mesmo com a proibição da extração e comercialização do material, mais de 50 mil animais são mortos por ano com esse objetivo.
 
Ao menos 8 pessoas serão ouvidas e, se condenadas, poderão responder pelo crime de contrabando, além de serem multadas por crimes ambientais. O Ibama informou que já foram lavradas multas no valor de R$ 360 mil.
 
Segundo a PF, os suspeitos não serão presos inicialmente, mas vão ser ouvidos a respeito da origem e os objetos serão apreendidos.
 
Mais de 120 peças foram apreendidas nesta terça, além um casco de tartaruga, 2 armas brancas e 3 armas de fogo antigas. Estas parecem ser de colecionador e não de porte comum, mas passarão por perícia para se ter certeza sobre isso.
 
Cooperação internacional
 
Em 3 de março de 1973, o Brasil firmou uma parceria na Convenção de Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagem em Perigo de Extinção (Cites), realizada nos Estados Unidos. O país se comprometeu a adotar medidas que coibissem o tráfico interno de espécies ameaçadas ou já em extinção.
 
Ainda de acordo com a PF, há em andamento uma operação internacional denominada Thunder, organizada em conjunto com a Interpol e a Organização Mundial de Aduanas, que apura crimes similares.
 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole