Variedades

4190

Miguel Joias: Conheça sobre Amuletos da sorte

Amuletos: o que representam

Estrela de Davi Estrela de Davi
Osvaldo Cruz-SP
 
Podemos nos referir à palavra "jóia" como um objeto artístico, raro e belo. Então por que não transformar esses objetos em algo em que as pessoas acreditem como proteção ou sorte? São verdadeiros amuletos, que se transformam em apoio no imaginário popular.
 
A energia depositada nos amuletos pode aproximar as pessoas através da identidade que representam e tem algo a ver com a origem do próprio homem.
 
Algumas pessoas costumam usar um amuleto como garantia de sorte, sucesso ou simplesmente para ficar imune a alguma situação, atrair sorte no amor, no lado financeiro, etc.
 
Conheça alguns exemplos de amuletos:

Crucifixo: A cruz é o maior símbolo universal que existe. Ao contrário do que se imagina, a cruz não é um símbolo exclusivo do cristianismo. É um dos signos mais antigos, com registro nas culturas egípcia, chinesa, babilônica, mexicana e peruana.  Em todas elas tem o mesmo significado: remete a ressurreição fertilidade e recriação.

Figa: É um dos amuletos mais antigos usados contra o mau olhado. De acordo com a tradição afro-brasileira, a figa dá sorte e proteção, “fechando o corpo”, e deixando quem usa a salvo de agressões físicas e espirituais. A figa latina,  "fícus"  no latim, é a mão humana, em que o polegar está colocado entre o indicador e o médio. A figura representa o ato sexual, em que o polegar é o órgão masculino e o indicador e o médio, o feminino. Por isso também é usado como símbolo de fertilidade em algumas culturas.

Ferradura: A tradição de usar a ferradura como amuleto começou na Grécia, no século 1º. Os fatos de ela ser feita de metal resistente, que protege contra todo o mal, e de ter um formato que lembra a lua crescente, símbolo de fertilidade e prosperidade, foram os responsáveis por esse símbolo ter se transformado em amuleto. Existe também, uma lenda cristã, segundo a qual São Dunstan de Canterbury, ferreiro inglês, colocou ferraduras no próprio demônio, e só as retirou após ouvir dele que jamais se aproximara delas.

Trevo de quatro folhas: A crença de que o Trevo de Quatro Folhas dá sorte vem dos druidas que habitavam a Inglaterra, por volta de 200 A.C.. Segundo a lenda, eles identificaram a raridade do Trevo de Quatro Folhas e atribuíram poderes a ele. Para esse povo quem possuía um trevo desse tipo adquirá os poderes mágicos existentes nele. Atualmente, acredita-se que ele atende aos desejos de seu dono e atrai boa sorte.

Estrela de Davi: Símbolo Judaico, a Estrela de Davi se tornou um dos amuletos mais reproduzidos na joalheria. Os Judeus costumavam usar uma estrela de cinco pontas como representação da fé, esperança, paz, alegria e verdade. Davi percebeu que esses conceitos estavam incompletos, pois faltava a justiça. Foi então que ele decidir criar a Estrela de seis pontas, que se torno o símbolo maior de Israel.

Clique na foto e confira alguns modelos.
 
Miguel Joias atende na Avenida Brasil, 767. telefone (018) 3528-3337
Acesse o site www.migueljoias.com.br  
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole