- Atualizado em 14/11/2017 05:34

Variedades

41760

Com 14 feriados prolongados, trabalhador de SP terá 21 folgas extras em 2018

Metade das datas comemorativas municipais, estaduais e federais cairá em terças ou quintas-feiras; a outra metade será celebrada em segundas ou sextas

NACIONAL - Quem trabalha em São Paulo terá quase um mês de folga com os feriados do ano que vem. Entre as 14 datas comemorativas, metade cairá em terças ou quintas-feiras, dias que “emendam” ao fim de semana. Os outros sete feriados serão celebrados em segundas ou sextas. Ao todo, são 21 dias de folga durante o ano. Em 2017, foram 16.

No entanto, segundo a economista Juliana Inhasz, da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), além de proporcionar um descanso extra, os feriados influenciam negativamente o comércio e a indústria.  Para Juliana, o grande número de feriados prolongados reduz a produção econômica, pois menos pessoas estarão trabalhando.

“O problema não é só deixar de produzir. É ter uma estrutura de custo que continua correndo”, diz. “De uma forma geral, a gente produz menos, mas acaba gastando exatamente a mesma coisa”, observa a especialista.

De acordo com Juliana, o comércio e a prestação de serviços são os setores mais prejudicados com a mudança. “Quando falamos de comércio, uma parte significativa do salário dessas pessoas vem de comissão”, diz a economista. “Então, se você não trabalha no dia, tem menos comissão. Se você trabalha no feriado prolongado, pode ter uma cidade vazia e vender menos, o que também reduz a comissão”.

No setor das indústrias, a economista diz que o prejuízo fica por conta do pagamento de encargos que aumenta o custo de manter a produção contínua.

Veja a lista dos feriados de 2018:

Confraternização Universal – 1º de Janeiro (Segunda)

Aniversário de São Paulo – 25 de Janeiro (Quinta)

Carnaval - 12 e 13 de Fevereiro (Segunda e Terça)

Quarta-feira de Cinzas – 14 de Fevereiro (Quarta)

Dia do Padroeiro São José em Osvaldo Cruz - 19 de março (segunda-feira)

Paixão de Cristo – 30 de Março (Sexta)

Tiradentes – 21 de Abril (Sábado)

Dia do Trabalho – 1º de Maio (Terça)

Corpus Christi – 31 de Maio (Quinta)

Aniversário da Cidade - 6 de junho (Quarta-feira)

Data Magna do Estado – 9 de Julho (Segunda)

Independência do Brasil – 7 de Setembro (Sexta)

Nossa Senhora de Aparecida – 12 de Outubro (Sexta)

Finados – 2 de Novembro (Sexta)

Proclamação da República - 15 de Novembro (Quinta)

Dia da Consciência Negra – 20 de Novembro (Terça)

Natal – 25 de Dezembro (Terça)

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole