Variedades

52993

Adamantina tem nova soldado feminina no efetivo do Corpo de Bombeiros

Hoje é a única policial feminina na equipe adamantinense.

ADAMANTINA - A soldado PM Patrícia Anjos é a quarta mulher a integrar o efetivo do Pelotão de Bombeiros de Adamantina. Ela integra o efetivo local desde junho do ano passado. Hoje, porém, é a única policial feminina na equipe adamantinense.

A primeira mulher do efetivo do Pelotão dos Bombeiros, em Adamantina, foi a soldado Medeiros (atualmente na região de Araçatuba). Depois dela, a unidade adamantinense recebeu a soldado Takeda (atualmente em Osvaldo Cruz) e soldado Joyce (atualmente em Dracena).
 
Do trabalho em uma indústria para a carreira militar
 
A soldado Anjos detalhou sobre o seu sonho profissional e os desafios e superações vivenciados na carreira militar, tradicionalmente – e até pouco tempo atrás – ocupada só por homens.
 
“Após uma breve jornada profissional em uma indústria, senti que precisava de algo que pudesse me desafiar pessoal e profissionalmente”, disse. “No ingresso do concurso da Polícia Militar, pude ter esse desafio e havia mais uma etapa: ingressar no Corpo de Bombeiros. Conquistei a concorrida vaga e pude realizar o que procurava, algo desafiador e motivador pra minha carreira”, afirmou.
 
Ela ingressou na corporação em 2018, na Escola Superior de Bombeiros, onde a preparação durou cerca de um ano. Após essa fase de formação, teve uma breve passagem por Ilhabela, no litoral paulista, e Mirante do Paranapanema, na região de Presidente Prudente. “Aprendi a colocar em prática os ensinamentos nas minhas primeiras ocorrências atendidas”, lembra.
 
Logo depois, foi designada a Adamantina, onde está desde junho do ano passado.
 
No efetivo do Pelotão adamantinense, a soldado Anjos trabalha em condições de igualdade com os colegas homens. “Todos nós atuamos em todas as ocorrências designadas ao Corpo de Bombeiros, como salvamentos, resgate e incêndio”, diz. “Empenho também a função motorista das viaturas”, completa.
 
Nesse contexto, a soldado Anjos reitera o espaço de igualdade entre homens e mulheres, hoje possível na organização militar. “Apesar de as mulheres serem ainda minorias na corporação, possuem igualdade em oportunidade de atuação em diversas funções. A mulher, como qualquer outro bombeiro, tem esse espaço aberto hoje”, relata. “Por anos a mulher foi impedida de exercer algumas profissões e esse espaço está sendo conquistado dia após dia, inclusive em uma corporação militar”, continua.
 
Para a soldado Anjo, a profissão escolhida é realizadora. “Atuar no Corpo de bombeiros é uma realização diária. Não medir esforços para atuar em uma emergência e ver que seu trabalho pode fazer diferença na vida de alguém é muito gratificante”, destaca.
 
Ocupar espaço
 
Pelo seu próprio exemplo ela estimula outras mulheres à lutarem pela conquista de seus sonhos. “Digo às mulheres que podemos sim alcançar territórios inexplorados para realização de um sonho. Estamos hoje realizando feitos pelas conquistas de nossas antecessoras e que podemos também deixar esse legado hoje para que no futuro alcancemos ainda mais espaço habilitado por nós”, finaliza.
 
Em sua fanpage, o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo fez postagens ao Dia Internacional da Mulher. Uma das postagens traz uma foto da soldado Anjos. “Nós, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, reconhecemos quão grandioso é o ser humano mulher e desejamos que, a cada dia, tenhamos mais mulheres trabalhando em nossa Instituição, pois o Corpo de Bombeiros tem os mesmos objetivos (cuidar, amparar, ajudar e salvar vidas) e as mesmas qualidades (perseverança, força, coragem, garra e determinação) de uma mulher! Parabéns, guerreiras!”, diz o texto.
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole