- Atualizado em 01/11/2017 08:55

Tv, Teatro e Música

41611

Você está assistindo a Stranger Things do jeito errado

É bem provável que você esteja vendo TV errado, e os irmãos Duffer (criadores do programa) estão desesperados com isso

INTERNACIONAL - Você está vendo TV errado desde que comprou sua última televisão. Talvez até mesmo antes disso. E quem está furioso com isso são os irmãos Duffer, criadores de Stranger Things. Eles, e um grupo de cineastas estão clamando: pegue o controle remoto, e vamos arrumar isso já.

A questão toda é técnica.  Os televisores mais modernos já vêm de fábrica com uma configuração que não se adapta à maneira como filmes e séries são filmados.

É que a maioria dessas produções são gravadas em uma frequência de 24 frames por segundo, ou seja, para cada segundo de imagem a filmadora tira 24 fotos – que conseguem enganar nossos olhos para que vejamos movimento ali. O número é baixo, já que câmeras atuais conseguem filmar a mais de 60 frames por segundo; mas é uma tradição.

Desde o princípio da indústria se utilizam duas dúzias de frames por motivos variados: alguns clamam que, por ser uma frequência mais lenta, nosso cérebro interpretaria as filmagens nessa velocidade como algo irreal (o que facilitaria a imersão do espectador em tramas fictícias), outros dizem que a escolha é meramente econômica (já que muitos longas ainda são filmados em película, gravar com uma frequência maior, gastaria rolos e rolos de filme extra, aumentando o custo de produção em milhões de dólares).

O problema é que esse acordo para o número de frames só existe entre as produções culturais. Transmissões ao vivo de esportes, por exemplo, tendem a ter mais frames – já que a frequência maior ajuda na percepção de detalhes importantes, como a trajetória da bola ou revisões de arbitragem em câmera superlenta.

O que os novos modelos de televisão fazem é, automaticamente, exibir tudo em uma frequência superior.

Dessa forma, você consegue ver o Brasileirão como se estivesse no estádio, mas na hora de ver Stranger Things, seu aparelho tenta aumentar o número de frames por cena.

É como tentar pegar um fusquinha charmoso e forçar ele a apostar corrida com um Ferrari. Você sobrecarrega a imagem.

As cenas ficam com pequenos defeitos, como uma espécie de sombra gelatinosa atrás de tudo que se mexe um pouco mais rápido.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole