Tempo

44825

Osvaldo Cruz está há 116 sem chuvas significativas

Último dia que chouve bem foi em 30 de março

OSVALDO CRUZ - A estiagem em Osvaldo Cruz atingiu nesta quita-feira, 26, 116 dias em Osvaldo Cruz. O município está sem chuvas significativas desde 30 de março, quando choveu 50mm, de acordo com o agricultor Antonio Cassirarghi. A escassez de chuva já é sentida na vida de muitos moradores do interior paulista.

A falta de água também já começa a ser sentida em municípios vizinhos e o motivo é a redução no índice pluviométrico. Medições do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) apontam que a região teve chuvas abaixo da média nos primeiros seis meses deste ano. E a situação pode se complicar ainda mais porque o período de estiagem vai até setembro.

Com base no monitoramento que a agência faz sobre a oferta de água para cada região, a ANA criou um aplicativo de celular que informa ao usuário a situação da bacia em que ele está. Uma das ideias é que essas informações possam ser usadas pelos eleitores para terem conhecimento da real situação de cada área e possam cobrar propostas adequadas dos candidatos nas próximas eleições.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no estado de alerta, as pessoas devem umidificar os ambientes com bacias, se hidratar e evitar a prática de esportes ao livre em certas áreas, nos horários de pico.

“É um índice ruim, especialmente para quem mora em grandes cidades. Porque a atmosfera seca também deixa as mucosas secas e ficamos em contato direto com os poluentes, fica mais difícil combater os microrganismos”, afirma a meteorologista Helena Balbino.

Segundo a escala usada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é de 60%. A umidade entre 60% e 30% é considerada aceitável. Abaixo de 30% e acima de 20% já representa estado de atenção. Abaixo de 20% representa estado de alerta. Quando o nível de umidade relativa do ar fica abaixo de 12%, entra em estado de emergência.

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole