Tempo

45124

Frente fria retorna à região e segue no fim de semana

Meteorologia previa queda nas temperaturas até quarta-feira, mas tempo instável, e com chuva, pode se estender até domingo

REGIONAL - Os moradores do oeste paulista, mais uma vez, foram surpreendidos pelo tempo e, de um dia ao outro, precisaram tirar do armário as blusas de manga longa, casacos de frio, toucas e, principalmente, o guarda-chuva. É que uma frente fria chegou à região e junto dela estava a chuva, o que promoveu a sensação de clima mais ameno desde terça-feira. Conforme o climatologista Vagner Camarini, os ventos gelados são oriundos da região sul do país, devem dar uma trégua hoje, com um clima mais estável, mas ele ressalta que o fim de semana já conta com previsão de chuva e temperaturas mínimas que podem chegar aos 10 graus.

Vagner explica que a frente fria veio dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e diz que a instabilidade de temperaturas no oeste paulista já era prevista pela meteorologia, mas não com a intensidade em que se instalará ao longo dos dias. “Imaginávamos que seria algo mais rápido e que não se estendesse ao fim de semana. O clima mais fresco, além da frente fria, é causado também pela garoa, pois essa chuva que vai e vem melhora a umidade e sensação térmica”, esclarece.

O climatologista diz que na terça-feira, quando as temperaturas começaram a cair, Presidente Prudente registrou mínima de 13 graus, que subiu para 15 graus ontem e deve chegar à mínima de 10 graus no domingo. “É previsto que a instabilidade melhore a partir de amanhã [hoje], mas que os termômetros caiam novamente a partir de sexta-feira, quando, possivelmente, também teremos chuva, mesmo que não tão intensa”, expõe. O acumulado para o fim de semana pode chegar a 12 milímetros e a partir de segunda o sol deve retornar à região.

Questionado sobre o mês de agosto, Vagner informa que o período está dentro da média, sem muitas anormalidades climatológicas, mas informa que, em relação à chuva, o mês está pouco acima da média histórica, já que foram 53 milímetros acumulados em 2018, contra os 45 milímetros da série histórica que vai de 1992 a 2017.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole