Tempo

44888

Final de semana pode ter chuva de granizo em cidades paulistas

Frente fria rompeu bloqueio de massa de ar quente e seco

ESTADUAL - A frente fria que passou sobre São Paulo entre 30 e 31 de julho de 2018 provocou uma profunda mudança na atmosfera rompendo uma situação de bloqueio atmosférico que perdurou por mais de 30 dias.

As áreas de instabilidade que formaram com esta frente fria provocaram chuva forte, raios e até granizo no estado de São Paulo. A ocorrência do granizo foi relatada especialmente em cidades do sul do estado e surpreendeu pelo tamanho (enorme!) e a grande quantidade em alguns locais.

Risco de queda de granizo nos próximos dias dias no estado de São Paulo existe e é relativamente alto. O fenômeno pode ocorrer também nos estados do Sul, em Mato Grosso do Sul e até em áreas do centro-sul de Minas Gerais e do estado do Rio de Janeiro.

A presença de fortes ventos na alta atmosfera entre São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraguai e o Sul do Brasil, a queda da pressão atmosférica em diversos níveis de altitude e o aumento do contraste térmico sobre o centro-sul do Brasil vão facilitar a formação das nuvens cumulonimbus e que podem gerar o granizo.

Entre os dias 3 e 6 de agosto, os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, o centro-sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro podem ter eventos de temporais, com chuva forte, ventania e também queda de granizo.

Itaí, Piraju, Itararé e Boituva foram algumas cidades paulistas que registraram granizada no dia 31 de julho de 2018.

Previsão para Osvaldo Cruz nesta sexta-feira

A sexta-feira (3) em Osvaldo Cruz é de tempo instável durante todo o período. Pode chover a qualquer hora, mas em volume pequeno. Mínima de 14ºC e máxima de 20ºC.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole