Tempo

48084

Climatempo amite alerta de frio intenso que deve chegar a OC no fim de semana

Temperaturas podem chegar a perto de 0°C

OSVALDO CRUZ - A primeira semana de julho está começando sem grandes mudanças no estado de São Paulo. Uma grande massa de ar seco ainda predomina no estado e inibe a formação das nuvens carregadas. O sol predomina hoje em todas as regiões paulistas e as temperaturas continuam altas para os padrões desta época do ano.

Mas, grandes mudanças ainda vão ocorrer nos próximos dias. Entre quarta e quinta-feira uma frente fria vai passar pelo litoral e vai espalhar chuva pelo estado de São Paulo. A chuva tem potencial para vir forte. 

Em relação ao calor fora de época, já está com tempo contado! Uma grande e forte onda de frio vai avançar pelo Brasil nesta semana e vai derrubar as temperaturas também em São Paulo. O fim da semana será gelado e temperaturas abaixo de 5°C podem ser registradas.

Uma grande e forte massa de ar frio de origem polar avança sobre o  Brasil durante a primeira semana de julho de 2019. Entre os dias 1 e 8 de julho, o país deve sentir um resfriamento muito intenso, que ocorre poucas vezes durante um inverno. Muito provavelmente será a mais intensa de 2019 e talvez só tenhamos uma com esta força este ano. 

O resfriamento desta massa de ar frio começará a ser sentido sobre o Sul do Brasil no dia 1 de julho, mas só a partir do dia 3, quarta-feira, começa a se espalhar pelo país. O pico desta onda de frio deve ser nos dias 5 e 6 de julho de 2019.

A chegada desta massa polar confere com a previsão climática feita pela Climatempo de que o frio do inverno de 2019 ficará concentrado em julho. A previsão deste resfriamento extremamente forte na primeira semana de julho não muda a previsão de que o inverno de 2019 terá poucos eventos de frio e é sob a influência de um El Niño fraco.

A geada poderá se formar de maneira generalizada sobre o Sul do Brasil, atingindo Curitiba e o norte do Paraná, e em áreas do Centro-Oeste e do Sudeste. Desta vez, a geada pode ser severa em áreas do Sul e do Sudeste, com danos para a agricultura

É possível que tenhamos geada em Mato Grosso do Sul, em muitas áreas de São Paulo.

LabVida 265 (tempo) - 01/07/19

 

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
Fechar

Lista Telefônica Online

Preencha um dos campos abaixo e faça a consulta

Telefone

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole