Saúde

43184

Você sabe o que é Glaucoma?

Oftalmologista Renato Cardin esclarece dúvidas sobre o glaucoma

OSVALDO CRUZ - O glaucoma é uma doença que atinge o nervo ótico associado com o aumento da pressão intraocular (de dentro do olho) e que, caso não diagnosticada e tratada a tempo, vai comprometer a visão. A questão é que o glaucoma é uma doença silenciosa e que só é percebida quando a pessoa já perdeu boa parte da visão.

 

O médico oftalmologista Renato Bolgue Cardin, da Clínica Oftalmos de Osvaldo Cruz, destaca que "existe a pressão arterial e também a pressão intraocular. O curioso é que uma pouco tem relação com a outra. Hipertensos (quem tem pressão alta) muitas vezes chegam ao consultório preocupados com pressão do olho e isso pouco tem correlação. Porém, destaco: não é preciso ser hipertenso arterial para se ter o glaucoma.” disse o médico Renato Cardin.

 

O oftalmologista destacou que o glaucoma compromete a visão periférica (dos lados) e, nos casos mais avançados, faz com que o doente tenha a chamada "visão tubular". "O glaucoma compromete o campo visual. Somente nos casos avançados é que o paciente percebe que parte da visão está perdida", disse Renato Cardin.

 

Principais causas

 

Entre os fatores de risco destaca-se pessoas com mais de 40 anos de idade, com histórico familiar da doença, ser da raça negra, fazer uso frequente de cortisona (colírios) e ter antecedentes de traumas no olho. 

 

"Existe um glaucoma do diabético, mas é de certa forma raro e para os doentes não controlados. Por isso recomendamos uma consulta regular ao oftalmologista", completou o médico Renato Cardin.

 

Como tratar?

 

A ida ao oftalmologista com regularidade é importante. "Caso diagnosticado o glaucoma, o paciente deverá ser tratado com colírios próprios e de uso diário e, nos casos mais avançados, através de cirurgia. Os casos são individualizados e a cirurgia é indicada, normalmente, apenas em último caso", disse Renato Cardin.

 

“Os médicos oftalmologistas em sua prática diária devem, além de verificar se a pessoa necessita de uso de óculos ou lentes corretoras, verificar também a pressão intraocular, o fundo do olho, porque muitas doenças oculares são silenciosas, não são sintomas no início. O importante é sempre o diagnóstico precoce do glaucoma. Ainda que na fase tardia o tratamento é melhor do que não se fazer nada", completou Cardin.

 

Como verificar?

 

Em Osvaldo Cruz os pacientes podem agendar consulta para prevenir ou tratar esta e outras doenças oftálmicas com a Clínica Oftalmos.

 

Os médicos da Clínica Oftalmos - Clínica de olhos  e Ayala Cardin - Ultrassonografia e diagnóstico por imagem, inicialmente atendem às segundas, terças e quartas-feiras das 8h às 17h mediante agendamento. A Clínica Ofalmos e a Ayala Cardin diagnósticos por imagem ficam na rua Feb 73, centro. Informações e agendamentos, pelos telefones 

(18) 3528-7494 e (18) 99778-7494.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole