Saúde

48603

Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz recomenda que pais levem os filhos aos postos de vacinação, mesmo com falta da vacina pentavalente

Medicamento está em falta e deverá ter entrega retomada apenas em novembro

OSVALDO CRUZ - Por decisão do Ministério da Saúde, a vacina pentavalente será suspensa nos postos públicos até novembro. O medicamento visa prevenir cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e hemófilo B.

Em Osvaldo Cruz, a Vigilância Epidemiológica informa que a vacina pentavalente já está em falta, o que também acontece na maioria das cidades da região.

A Direção Regional de Saúde (DRS) de Marília não tem o medicamento para repassar a todas as cidades. Aquelas onde ainda há estoques seguem com a imunização, mas em breve não terão também a vacina.

Mesmo diante da falta da vacina em Osvaldo Cruz, a Vigilância Epidemiológica do Município pede que os pais levem seus filhos aos postos de vacinação normalmente. O cuidado é necessário para que seja feito um controle e também a convocação assim que as doses da pentavalente chegarem.

Por que a vacina pentavalente está em falta?

Segundo o Ministério da Saúde o produto, que era importado da Índia, foi reprovado. Os primeiros problemas com a vacina produzida pela empresa Biologicals foram identificados no início deste ano.

Em junho, a Anvisa suspendeu a importação. O Ministério da Saúde já autorizou a compra de vacinas de outros fornecedores, mas a entrega dos primeiros lotes deve começar em novembro.

O Brasil consome, mensalmente, cerca de 800 mil doses da vacina.

Em outubro, ocorre a campanha nacional de imunização contra o sarampo, época em que as carteiras de vacinação deveriam ser atualizadas, inclusive com aplicação da pentavalente, mas em relação ao medicamento em falta os trabalhos devem ser comprometidos.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole