- Atualizado em 18/07/2019 10:15

Saúde

48202

Vereadores Anselmo e Roberto Pazotto visitam Marília para saber sobre falta ou demora na entrega de remédios

Antoridades foram recebidas na Diretoria Regional de Saúde, órgão do Governo Estadual

OSVALDO CRUZ - O vereadores Roberto Pazotto (PP) e Valdemir Anselmo (MDB) visitaram nesta terça-feira, 16, a Diretoria Regional de Saúde em Marília (DRS IX-). O objetivo da reunião foi conhecer a rotina no fornecimento de remédios à população de Osvaldo Cruz.

As autoridades mantiveram reunião com a Diretora Técnica da Farmácia da DRS,  Luciana Iza, por quem conheceram todo procedimento desde os pedidos até a entrega de medicamentos da RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) para prefeituras ligadas ao órgão de Marília.

"A falta desses medicamentos na farmácia do Centro de Saúde de Osvaldo Cruz ocorre devido a alterações promovidas pelos governos Federal e Estadual. Ambos reformularam a relação de medicamentos e porque alguns remédios foram retirandos da lista", disse Roberto Pazotto.

Outro fator ajuda na falta dos medicamentos é porque a Secretaria de Municipal Saúde, às vezes, não obedece as datas previstas para entrega dos produtos. "Com isso há um atraso na distribuição pela farmácia local, o que gera as reclamações dos pacientes. Um alerta que foi apresentado pela farmacêutica Luciana Iza: já foi solicitado à Secretaria de Saúde que envie um farmacêutico ou um técnico para auxiliar na separação dos remédios a fim de agilizar a retirada, como fazem outros municípios, mas até agora esses profissionais não foram encaminhados à Marília. Muito embora essa separação seja de responsabilidade da DRS, se Osvaldo Cruz encaminhasse um farmacêutico ou técnico isso contribuiria em muito para que não houvesse atraso na entrega", explicou o vereador Valdemir Anselmo.

Casa Avenida 267 (saúde) - 17/07/19

Vereadores questionaram remédios comuns e que estão em falta

Os vereadores também questionaram que alguns medicamentos comuns e muito procurados, como os caso dos remédios Diosmin e Alprazolan, mas que estão em constante falta no Centro de Saúde. "A alegação da Diretora Técnica da DRS é que esses medicamentos são de responsabilidade do município comprar e fornecer e não pela DRS.  Segundo tomamos conhecimento a verba municipal para compra desses medicamentos está em torno de R$ 120 mil e esse valor não é reajustado há algum tempo", disse Pazotto.

Outro fator tratado por Anselmo e Pazotto é o fato da demora nas licitações para compra de medicamentos. Tanto a DRS de Marília quanto a prefeitura de Osvaldo Cruz têm tido problema nos chamados pregões para aquisição dos remédios, mas não há interesse dos laboratórios, distribuidoras ou farmácias para vender ao Estado ou prefeituras. "Isto se dá devido às exigências constantes nos editais e também por falta de produtos no mercado. No caso específico do medicamento Diosmin, os laboratórios não têm o princípio ativo para sua fabricação, o que deve ser normalizado somente em outubro próximo", disse Valdemir Anselmo.

Medicamentos de alto custo

Já quanto aos medicamentos de alto custo, os vereadores orientaram que os pacientes procurem a Secretaria Municipal de Saúde, preencham os formulários própria, que serão enviados à DRS de Marília para análise e atendimento. Segundo Pazotto, o processo pode levar até 60 dias para ser concluído. "O que nos foi alertado é que a maior quantidade de informações e documentos apresentados, mais rápida será a aprovação e envio do medicamento. Segundo a Diretora técnica, qualquer medicamento poder ser pedido através desse processo administrativo. Os formulários para o pedido desses medicamentos é preenchido na própria Secretaria de Saúde do Município", completou Pazotto.

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
Fechar

Lista Telefônica Online

Preencha um dos campos abaixo e faça a consulta

Telefone

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole