Saúde

29356

Vacinação contra a gripe começa na segunda-feira

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, a campanha também protegerá a população contra outros dois tipos do vírus influenza

OSVALDO CRUZ -  A partir da próxima segunda-feira, idosos (a partir de 60 anos), gestantes, crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses e mulheres no período de 45 dias após o parto devem procurar uma unidade de saúde para se imunizar contra a gripe. A campanha nacional de vacinação vai até 22 de maio. Com as temperaturas em queda, nesta época do ano aumenta o risco de contágio, tanto que muitas pessoas já estão sofrendo com os sintomas.

A gripe produz problemas respiratórios intensos, febre, mal estar, dores, calafrios e irritabilidade. Já o resfriado, causado por outros tipos de vírus que não o influenza, gera um quadro mais leve.

"Em ambientes mais frescos, o vírus influenza se mantém viável (vivo e replicativo) por mais tempo. Além disso, as pessoas ficam mais confinadas em locais menos ventilados",  diz o professor de infectologia Edimilson Migowski, diretor geral do Instituto de Pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outro fator que favorece a transmissão da gripe é a umidade do ar mais baixa devido à menor quantidade de chuvas.

" Isso deixa as vias respiratórias mais suscetíveis a ataques de agentes infecciosos, principalmente em pessoas alérgicas", diz a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Cristina Lemos.

Doentes crônicos (como hipertensos e diabéticos), profissionais de saúde e funcionários do sistema prisional também precisam se vacinar.

De acordo com a Secretaria municipal de Saúde (SMS), de Osvaldo Cruz, a meta é proteger perto de 4 mil pessoas.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole