- Atualizado em 11:12

Saúde

46670

Uso prolongado de omeprazol dobra o risco de câncer no estômago, diz estudo com 60 mil pessoas

Droga usada para tratar o refluxo está ligado a um risco que pode dobrar as chances de desenvolver a doença

INTERNACIONAL - O estudo foi publicado na revista Gut e realizado com mais de 60 mil voluntários. O remédio faz parte de um grupo de compostos químicos chamados IBPs (inibidor de bomba de protons), princípio ativo da maioria dos remédios para tratar gastrite, refluxo e úlceras.

Esses medicamentos foram associados a um risco 2,4 vezes maior para o desenvolvimento de câncer no estômago, segundo informações do The Guardian.

A descoberta foi feita pela Universidade de Hong Kong e da University College London que, após a remoção do Helicobacter pylori , o risco de câncer aumentou em consonância com a dose e duração do tratamento com IBPs.

Foi feito uma comparação o uso de PPI contra outra droga que limita a produção de ácido conhecida como bloqueadores H2 em 63.397 adultos. Os participantes selecionados foram tratados com terapia tripla, que combina IBPs e antibióticos para matar a bactéria H pylori.

Mundo Animal 86 (saúde) - 10/01/2019

Os cientistas então monitoraram os participantes, observando os que desenvolveram câncer de estômago, morreram ou conseguiram chegar saudáveis até o final do estudo, em 2015. Durante este período, 3.271 pessoas receberam em média quase três anos de IBPs, enquanto 21.729 participantes tomaram bloqueadores de H2. De ambos os grupos, um total de 153 pessoas desenvolveram câncer de estômago, nenhum dos quais positivo para H. plyori. No entanto, todos tiveram problemas de longa data com inflamações no estômago.

Enquanto os bloqueadores de H2 não foram associados a um risco maior de câncer de estômago, o uso diário de IBPs foi associado a um risco mais do que quatro vezes maior (4,55) do que aqueles que o usaram semanalmente. Da mesma forma, os resultados mostraram que quando o medicamento foi usado por mais de um ano, o risco de desenvolver câncer de estômago aumentou cinco vezes e oito vezes após três ou mais anos.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole