Saúde

46520

Usar lentes de contato dia e noite pode causar infecções e até cegueira

Reduzir tempo de uso pode ter impactos positivos na sua saúde

INTERNACIONAL - Você usa lentes de contato? Quanto tempo você fica com elas? De acordo com uma pesquisa recente, reduzir esse tempo pode ter impactos positivos na sua saúde.

Segundo o CDC, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, usar lentes por muito tempo seguido propicia a aparição de infecções e úlceras nos olhos e, em casos extremos, pode até causar cegueira.

Uma nota publicada pelo HealthDay News afirma que ainda que as lentes sejam consideradas seguras para uso diário, não tirá-las para dormir aumenta “de forma significativa o risco de desenvolver graves complicações que podem provocar a perda visual permanente”.

Revestir 56 (saúde) - 26/12/18

O estudo publicado pelo CDC compila seis casos ocorridos entre 2016 e 2018. Um deles foi o de um homem de 34 anos, o qual utilizava esse tipo de lentes até mesmo para nadar e na hora de dormir. Essa pessoa contraiu uma forma rara de queratite (inflamação das córneas), causada por um microorganismo capaz de provocar cegueira.

Em um segundo caso, um adolescente que usava lentes sem receita médica durante o sono teve uma úlcera ocular e cicatrizes em sua córnea. Em outro caso, um homem de 57 anos de idade quase perdeu a visão em um olho por usar as lentes de contato gelatinosas por duas semanas seguidas e não as limpar diariamente. O caso mais extremo foi o de uma pessoa que precisou de um transplante por ter contraído uma infecção bacteriana que perfurou sua córnea.

A doutora Amy Watts, diretora do serviço de oftalmologia e lentes de contato, funcionária titular do serviço de reabilitação da visão de Massachusetts “Eye and Ear” localizado em Boston, falou sobre o caso. Ela enfatizou a função natural que as córneas possuem no organismo.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole