Saúde

53760

Universidade Federal de Minas Gerais identifica 68 bebês que nasceram com anticorpos contra covid-19

O estudo detectou transferência de anticorpos mesmo nos casos em que as mães não manifestaram sintomas da doença.

MINAS GERAIS - Pesquisa da Faculdade de Medicina da  UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) indica que mães que se infectaram com o novo coronavírus durante a gestação podem passar os anticorpos para seus filhos. Os resultados preliminares foram divulgados nesta 5ª feira (26.mai.2021).

O estudo detectou transferência de anticorpos mesmo nos casos em que as mães não manifestaram sintomas da doença. Até o momento, foram testados 506 mães e bebês. Em 68 casos, houve transferência de anticorpos IgG da mãe para o filho.
 
Para identificar a infecção, os pesquisadores utilizam o teste do pezinho e realizam a testagem das mães para identificar a infecção.
 
O objetivo dos pesquisadores é testar 4 mil mulheres ao todo. Eles acompanharão os casos positivos por 2 anos para observar as possíveis consequências da contaminação no desenvolvimento das crianças. O período de duração da imunidade também será avaliado.
 
“A confirmação da passagem de anticorpos da mãe para o bebê durante a gravidez pode ajudar a planejar o momento ideal para vacinação dos bebês contra a covid.
 
Em outras infecções, como no sarampo por exemplo, já se sabe que os anticorpos maternos reduzem a eficácia da vacina contra sarampo, e por isso ela é feita mais tardiamente”, pondera a professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, Cláudia Lindgren.
 
Fazem parte da pesquisa 5 cidades mineiras: Contagem, Ipatinga, Itabirito, Nova Lima e Uberlândia.
 
O estudo tem parceria entre o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico, da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e da Universidade Federal de Uberlândia.
 
 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole