Saúde

34232

Tupã: Adolfo Lutz confirma três mortes sem H1N1

Com isso, apenas um óbito naquele município foi em decorrência da gripe

TUPÃ - O Instituto Adolfo Lutz divulgou novos resultados de casos suspeitos de Gripe H1N1 e dengue em Tupã. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o principal dado da atualização sobre casos notificados na cidade é a comprovação de que três casos de óbito não foram em decorrência da H1N1.

Dessa forma, das seis mortes suspeitas registradas até o momento em Tupã, apenas o primeiro caso foi confirmado como sendo em decorrência da H1N1. Além dos três casos de óbito negativados há ainda dois casos de óbito suspeitos que ainda estão sendo analisados pelo Instituto Adolf Lutz.

Dessa forma, segundo a Secretaria de Saúde, desde o início do ano foram registradas 31 notificações sobre a doença em Tupã, sendo apenas um caso com óbito confirmado como sendo H1N1. Outro cinco casos suspeitos (incluindo 3 óbitos) foram descartados como sendo H1N1.

Atualmente há 26 casos suspeitos aguardando resultado, incluindo outros dois casos de óbito. Dos 24 casos restantes, 22 já tiveram alta hospitalar e apenas 2 casos continuam internados.

Apesar da confirmação de que dois casos de óbitos registrados na cidade não tiveram nenhuma relação com a Gripe H1N1, a Secretaria Municipal de Saúde vem mantendo o trabalho de conscientização da população contra a doença, através de palestras educativas, ministradas nas escolas e entidades pela enfermeira Isabel Nalon.

A Secretaria de Saúde também aconselha a população a continuar adotando medidas de prevenção à doença, que neste ano vem sendo registrada mais cedo que o de costume.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a população pode ajudar a evitar a propagação do vírus causador da H1N1 com medidas de higiene, como lavar as mãos com frequência com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, higienizar as mãos após tossir ou espirrar e evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.

Também é aconselhável não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal, evitar aperto de mãos, abraços e beijo social, reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração, além de evitar visitas a hospitais e ventilar os ambientes.

A população também deve ficar atenta aos novos casos suspeitos da doença, que devem ser encaminhados o quanto antes à unidade de saúde mais próxima. Quanto mais rápido os casos forem diagnosticados, mas eficiente serão trabalho de controle e bloqueio da doença.

De maneira geral os sintomas da gripe H1N1 são os mesmos da gripe comum: além de febre, há sintomas respiratórios, como tosse, dor de garganta e coriza, combinados a outros como indisposição, dor no corpo, prostração e falta de apetite.

Assim como acontece com outros tipos de gripe, o H1N1 pode levar ao que se chama de síndrome respiratória aguda grave, ou seja, um quadro gripal com comprometimento mais intenso, quando há prejuízos na oxigenação do pulmão e de outros órgãos. Isso faz com que exista maior risco de o paciente necessitar de internação. Esses quadros severos podem incluir comprometimento pulmonar, renal e do sistema nervoso, e até risco de óbito.

Dengue

O Instituto Adolf Lutz também atualizou os números da dengue em Tupã. De acordo com os dados, o número de casos confirmados laboratorialmente neste ano subiu para 49. Outros 298 casos suspeitos registrados do início do ano até agora foram negativados, também laboratorialmente. Felizmente, neste ano, não foi registrada nenhuma morte com suspeita de dengue.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole